quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como se alimentar sem gastar muito no Intercambio?

Olá Gente, desculpa a demora para a atualização do nosso blog, mas é que rapidamente precisei ir ao Chile para um congresso então, fiquei devendo uma semana para vocês. Mas aqui estamos nós novamente para falar de uma assunto bem interessante, importante e acho que o mais prazeroso de todos : COMIDA, e o mais legal: SEM GASTAR MUITO, e melhor ainda: COMENDO BEM! Vamos nessa?

Primeiramente quando nós pensamos em fazer uma viagem, um intercambio, a primeira coisa de comida que vem em nossa cabeça é: FAST FOOD, logo pensamos nas grandes lojas que existem de MCs, ou BURGUER KING entre outros, e achamos que todo mundo (menos os brasileiros) comem mal, isso galera já é o primeiro erro, só de FAST FOOD vivem os países do mundo ok?

O que devemos entender, é que cada pais também tem seus costumes e comidas típicas ( que voltaremos a falar mais tarde) e que uma vez que viajamos para conviver com elas, também temos que nos “acostumar “ com os costumes alimentícios.

A primeira coisa importante de se destacar é que em países na America do Norte, Europa, e Oceania, á uma inversão no estilo das refeições que conhecemos aqui no Brasil, para eles o café da manha é o mesmo mas o almoço é um lanche( como seria nosso jantar) e o jantar seria a refeição principal (o nosso almoço), daí a primeira grande diferença, quando achamos o almoço pouco, e o jantar muito...srsrsrsrsrsrsr..

Depois que nos acostumamos com a inversão das refeições devemos ver qual o tipo do programa que nós estamos encaixados, hoje a maioria dos cursos oferecem café da manha e jantar na casa de família, ficando somente o almoço por conta do estudante, mas se seu programa não oferecer nenhuma refeição, não se preocupe as dicas servem para você também.

A grande dica para quem precisa se alimentar SEM GASTAR MUITO a dica é: cozinhar sua comida, ou então comprar em um supermercado e levar para a escola, simples e fácil, já que lá o costume é de cada um levar a sua comida na hora do almoço e assim evitar o GRANDE CUSTO de comer fora todos os dias, é a famosa “quentinha” ou na verdade como lá na sua maioria são lanches “ um lanchinho” mesmo. Sem vergonha nenhuma, pois isso é muito comum, então você vai ser somente mais um. As escolas na sua maioria são equipadas com microondas, geladeira e outros equipamentos onde você pode, esquentar, congelar, fazer o que for necessári, então você vai ao supermercado, e compra o que deseja comer em grande escala, como ex: um pacote de pão, um de queijo e um de peito de peru, isso daria ums 6 sanduiches, ou seja 6 almoços, ou então algumas verduras, com frango empanado, ( dependendo da pessoa) e sairia no custo de U$ 7,00, que é igual a 1 almoço e meio do MCs, viu a economia? Ou então, se já tiver algum dote culinário, cozinha arroz, carne, compra comida já pronta, lasanha, frango empanado e assim vai...Só fica atento de também perguntar a sua hostfamily ( caso esteja em uma) se pode colocar coisas na geladeira dela, para guardar os produtos comprados ok?

Essa medida fará com que você gaste menos, BEM MENOS do que comer fora todos os dias, já que refeição mesmo na hora do almoço é bem cara saindo em media de U$ 12,00 por prato/dia, ou então mesmo que coma em algum fast food (medida tomada por quase todos os intercambistas nos primeiro dias) será em Mérida de U$ 6,00 por dia, mas comer em fast food todo dia não dá ne? Por incrível que pareça para você hoje aqui: VOCÊ VAI ENJOAR!!

Para os casos de quem mora em apartamento/residência e não tem nenhuma refeição, dividir a feira do mês ou semana com o colega de quarto/apartamento é uma boa. Já para quem esta em casa de família e não gosta de alguma refeição já oferecida, deve buscar conversar com a família, e falar um pouco do que costuma comer aqui, e assim tentar que eles comprem o que você gosta, agora LEMBRE-SE que NUNCA será igual a sua comida aqui no BRASIL então não adianta exigir de mais.

Outra coisa interessante é que você procure diversificar, não fica só comendo sanduiches, você pode procurar um nutricionisa antes, e ele te ajudar a se adaptar aos novos costumes alimentícios, sem você ficar doente, ou voltar muito gordo, ou mesmo muito magro. Comer barato não significa comer mal, significa somente que não vamos pagar tanto para as refeições, mas que elas podem ser balanceadas.

Outra dica legal, agora independente de valor é procurar comer o prato típico daquela cidade/ país, todo lugar tem sua comida típica e É SUPER VALIDO você ir conhecê-la, independente de quanto custe isso, deve fazer um esforço e experiementar.

Bem, o importante é você comer bem e se der sem gastar muito claro, mas também sempre de olho na boa alimentação, assim você pode gastar o dinheiro que sobrou em muito mais viagem e lugares para conhecer, e coisas divertidas para fazer o que acham?

Ate mais.

Nenhum comentário: