quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Saindo da rotina

Olá Gente, tudo bem com vocês?


Ficamos ausentes nessa ultima semana, mas na verdade as coisas aqui andaram agitadas e o nosso blog acabou tendo que esperar um pouquinho, mas ja estamos de volta, e hoje vamos comentar um pouco sobre uma das coisas mais importantes quando se faz um INTERCAMBIO: Sair da ROTINA!! Quer saber como?

O seguinte, primeiramente esse post como geralmente é o nosso blog vai para todos aquele que desejam viajar e viver essa experiencia ok? Mas em especial vai para todos aqueles que ainda viajam ou querem viajar mas que colocam como prioridade as condições de vida que tem aqui e projetam as mesmas coisas de sua vida no BRASIL na sua vida no EXTERIOR ok?

Então, quando nós viajamos ou estamos planejando uma viagem é muito comum que a gente tente nem que seja um pouquinho colocar como parâmetro a nossa vida aqui, claro, e isso foi ate uma das coisas que eu falei no post sobre " qual destino escolher" lembam? Porem apesar de ser importante nós escolhermos o destino que mais se parece com o estilo de vida, do que gostamos de fazer, do clima, entre outros do Brasil, nós temos que ter MUITO CUIDADO, pois escolher um lugar que parece conosco não quer dizer que precisamos e vamos fazer AS MESMAS coisas que fazemos AQUI, ate porque por mais que os lugares sejam parecidos, no estilo de vida, as pessoas, a comida, os horarios, os programas são outros e o seu OBJETIVO também.

O que vemos por ai são pessoas que estão acostumadas com um tipo de programa aqui, como ir a shoppings, a praia e no fim de semana a algum barzinho com os amigos, e essas pessoas ao fazerem intercambio só acham graça na viagem se puderem fazer os mesmos programas, ou então de tão acostumados que estão com essa "rotina" aqui no brasil fazem isso naturalmente, pois este é um caminho seguro, ja que desses programas ja sabem que gostam, porem esse não deve ser nosso objetivo nem nosso proposito e devemos evitar ao MAXIMO cometer esse ERRO.

O que temos que pensar é que: estamos em um novo país,em uma nova cultura, em uma nova língua, em um novo povo,e em um novo costume e temos que APROVEITAR cada minuto que temos nesse novo MUNDO. E para isso devemos nos arriscar em programações que muitas vezes nem pensamos em fazer aqui na nossa cidade, mas que se é de costume daquele povo, ou esta sendo oferecida a você como diferencial do lugar que você vive, nós devemos IR SIM! Querem um exemplo? Uma pessoa que esta acostumada a fazer aqueles programas que eu falei no comecinho...shopping, praia e barzinho, e julga não gostar de museus, ou de aquários, ela ia PIRAR se fosse na Austrália e não visitasse o museu de Melbourne, ou mesmo os lindos aquários de Sydney, assim como ela ira perder uma grande oportunidade de ir no museu de Londres e em Paris também. Um outro exemplo, se você não acha graça em fazer pique -niques nas praças ou praia, você estará perdendo uma grande diversão em Sydney, e também nos EUA, simplesmente porque você não esta acostumado a esse tipo de programa, não quer dizer que eles não possam ser divertidos.

Muitos estudantes que vão para cidades pequenas, acabam reclamando muito, pois aqui no Brasil estão acostumados a viver em cidades maiores, e terem uma rotina bem agitada, rotina de brasileiros....mas quando vão para cidades menores, como existem no resto do mundo, principalmente, EUA e UK, eles não se acostumam e tendem a reclamar bastante, acabando que não conhecem e nem dão chance para o lugar onde realmente estão. A dica é: Procure o que a cidade oferece primeiro, veja o que pode ser interessante e aquilo que você não sabe, pois é bem diferente do que faria aqui, procure conhecer o máximo, pegue um transporte e ande de uma ponta a outra da cidade, conheça os diversos bairros que a cidade tem, as praças, os museus, o teatro, o cinema, coisas que parecem simples, mas que podem ser bem interessantes, se torne um "nativo" que possa dizer que foi sim, morou e conhece 'Tal" Lugar....

Outra grande diferença é no estilo de casa, muitas pessoas como ja falei antes, acham que vão morar no mesmo lugar que moram aqui no Brasil e com o mesmo padrão, GENTEEEEE isso não é real, se é para viver uma nova experiencia viva ela com TUDO O QUE TEM DIREITO e não pela metade, se você começa a exigir os mesmos padrões que tem de vida aqui no Brasil, é capaz do seu intercambio nunca ser bom, pois a sua vida lá fora nunca vai superar a sua vida aqui, e isso é simples, pois aqui você construiu a sua vida de acordo com a sua maneira, seu ponto de vista, sua criação, e lá você não vai achar nada disso. Mas vai achar um vida nova cheia de desafios que vão te ensinar muitas coisas para SEMPRE! E que pode se tornar MUITO DIVERTIDA se você permitir.

Então é isso galera, dicas dadas, lembre-se que um intercambio é uma oportunidade rara na sua vida, e não queira desperdiça -la, sempre dizemos que se é para tentar viver uma vida igual ao do Brasil, você não necessita investir em um intercambio, pois talvez você não esteja pronto ainda.

Espero que vocês possam pensar um pouco diferente a partir de agora e nunca se esqueçam:

" Mentes são como paraquedas. Elas só funcionam são abertas" ( James Dewar)

Nenhum comentário: