quinta-feira, 1 de setembro de 2011


Olá, tudo bom com vocês?



Hoje nós vamos continuar com a nossa "série" de perguntas mais frequentes, e o escolhido da semana foi o programa de Curso de Idiomas, que é hoje o mais procurado para quem tem pouco tempo e muita vontade, então vamos lá?



1- Idade:



Muita gente ainda acha que intercambio é só para jovens de 14 a 18 anos, mas isso esta COMPLETAMENTE ERRADO!! O curso de idiomas é justamente o programa IDEAL para quem ja tem mais de 18 e quer fazer um curso de idioma no exterior. Este programa pode em algumas escolas começar com 16 anos, mas em regra ele é desenhado para maiores de 18 que ja estão com o foco no estudo e na carreira profissional.



2 - Destinos:



Para cursos de idiomas, trabalhamos com os principais destinos nos principais países. E você ja escolhe daqui a sua cidade. Os valores são diferentes para cada cidade, e o mais importante é sempre escolher alguma que seja mais parecida com o seu estilo de vida e com o que você gosta, ou tem sonho de conhecer. Existe curso de idiomas em praticamente todas as regiões, e eles vão da CHINA ao CANADÁ.



3 - Duração/Época para saída



O curso de idiomas tem a duração MINIMA de 2 semanas e a máxima vai depender do estudante, podendo ser de até 1 ano. Porém se a sua opção será só de estudo, 24 semanas( 6 meses) é mais do que suficiente, mas se também quer trabalhar 24 semanas a 1 ano seria o mais indicado. E a saída é todos os sábados, pois as aulas começam toda segunda, se você não for nível 0 de nenhuma língua, caso seja, teremos datas especificas de inicio para você.



Uma questão importante na duração é que MUITAS pessoas acham que 1 ou 2 ou ate 3 meses não são suficientes para um intercambio, e esta visão esta TOTALMENTE errada. Vamos explicar: É claro que quanto mais tempo você fica, mais coisas você aprende e pratica correto? Porém se você só dispõe de 1 ou 2 meses, com TODA CERTEZA se você se empenha a estudar, e não falar outra língua, você consegue a sua proficiência. Tudo depende do ESTUDANTE, o que nao pode é deixar de viajar por isso ne? A maioria dos cursos hoje são de ate 3 meses, pois é comum que as pessoas ja saiam com uma noção do idioma que vai estudar daqui do Brasil, mesmo que ela "pareça" ser pequena para você!! O que também pode ser feito é, se você dispoe de 1 mes, procure fazer um curso semi-intensivo, e assim você aproveita mais o seu tempo de estudo ok?



4 - Inglês



Muitas gente acha que é preciso ja saber inglês para fazer esse programa, e na verdade NÃO precisa ter nivel especifico para fazer esse programa. É claro que quanto mais você sabe, mais você aprende, mas para ir a um curso de idiomas não precisa que se fale inglês fluente. Porém se sua intenção é fazer alguma lingua como alemão, russo, japonês ou mandarim, é necessário que você ja tenha algum entendimento de inglês, para que possa se comunicar nos primeiros dias.



5 - Acomodação



A acomodação pode ser em casa de família, residencia, apartamento, flats ou studios. Isso vai depender muito de cada escola e cidade, pois cada lugar oferece tipos diferentes de acomodação. O mais comuns são as casas de família e a residencia estudantil.


A casa de família, é escolhida pela escola, não precisa fazer um application como no High School, você ao se inscrever na sua agencia ja deixa algumas características que gostaria na sua família, e a escola tenta achar uma família que mais se pareça com o que você descreveu. Agora, nem sempre todas as especificações podem ser atendidas, e na casa de família de um curso de idiomas por serem a maioria maior de 18, é normal você ganhar chave de casa e a responsabilidade da família sobre você não ser tão grande, o que lhe dar mais liberdade. Porem o respeito as regras e a família continuam valendo ok?


A residencia, pode ser de varias formas, a maioria são quartos que podem ser individuais ou não, sem refeições onde você vai compartilhar as áreas comuns, TV, Cozinha, lavanderia ( se tiver) e pode compartilhar ou não o banheiro, isso depende da característica de cada uma.



6 - Visto



O visto irá depender de cada país e do tipo de visto que você vai tirar. Nós temos hoje na maioria dos paises duas classificações, visto de estudante e de turista. Em alguns países por certa quantidade de tempo você consegue estudar com um visto de turista ( EUA por exemplo), em outros não. O que mais caracteriza essa divisão não é realmente o ESTUDO e sim o TEMPO que você vai ficar, engraçado ne?


Nem todos os paises precisam que você vá ao consulado deles, no Canadá por exemplo para tirar o visto é só entregar toda a documentação para um despachante, ou se a sua agencia ja tiver um, entregar na sua agencia. Nos paises da europa se você pretende ficar ate 12 semanas ( 3 meses) você nem de visto precisa.



7 - Escolas



Cada agencia trabalha com as escolas do perfil que ela quer para seu empresa, mas é de extrema IMPORTÂNCIA que antes de você se matricular na escola oferecida pela agencia, que você pesquise sobre ela, entre no site, procure depoimentos de quem ja foi, e se certifique que esta investindo em um bom produto, pois as vezes o barato sai caro. Nas escolas você estudará somente o idioma desejado, e você terá como colegas de classe estudantes do mundo inteiro que estão lá como mesmo objetivo que você .



8- Carga horaria



No curso de idiomas você pode escolher estudar na carga horaria padrão ( somente um turno), semi intensivo ( 1 turno e meio) ou intensivo ( 2 turnos). Lembrando que os horarios dependem de cada escola e cidade.



9 - Dia a dia na escola



Quando você chegar na escola, no seu primeiro dia, vai acontecer o orientation day, que é um dia onde você ira fazer um teste para saber o seu nível, e no dia seguinte as suas aulas começarão no nível que você foi classificado.


A escola também disponibiliza programações que nao estão inclusas em seu pacote, mas que você pode fazer se quiser, como churrascos, partidas de futebol, piqueniques no parque, encontros para irem ao cinema, e outras atividades que fica a criterio da escola e seu também, e nos fins de semana a escola costuma fazer viagens para lugares pertos, de um dia ou durante o fim de semana todo.



10- O que esta incluso


Geralmente os pacotes incluem o próprio curso e a acomodação, como usem refeições, e você paga por fora a passagem, o seguro saúde e o visto se precisar. A maioria das agencias hoje oferecem todos estes serviços, a CIA DO INTERCAMBIO é uma delas.



11- Curso combinados



Muitas escolas oferecem cursos de negócios, marketing, hotelaria e também cursos preparatórios para testes de proficiência, esses cursos são para quem já tem algum nível do idioma, porém se você ainda não tem nenhum, pode fazer um curso de idiomas geral ate conseguir o nível necessário para o ingresso nessas turmas especificas.



12 - Preparação



O curso de idiomas é um programa que exige mais responsabilidade, e independência, então é necessário que antes de você decidir por ele, pesquise, tire suas duvidas e veja se realmente é este que casa com o seu perfil. Procure uma agencia especializada e corra para VIVER O MUNDO.




Qualquer duvida pode deixar o seu comentário aqui, ou enviar para nós nos nossos contatos.




Ate mais.




Fernanda Rodrigues





Nenhum comentário: