quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Duvidas mais frequentes sobre High School

Olá Gente, tudo bem com vocês?

Então, hoje nós vamos tirar as duvidas de vocês sobre o programa que talvez seja o mais conhecido entre todos, o famoso High Shcool. Quem não fez, conhece alguém que ja fez e morre de vontade de ir também ne? Mas como ja falamos em post anteriores, um intercambio não se resolve da noite para o dia, e duvidas sempre irão surgir, e nós vamos tentar amenizar um pouco todas elas ok? Vamos lá:

1- Idade e Escolaridade

Bem, a idade ela é entre 15 a 18 anos completos. Os estudantes precisam estar no ensino médio, com a exceção do Canadá que aceita estudantes que por acaso ja tenham terminado o 3º ano, e ainda estejam nessa faixa etária.

2- Destinos:

Os destinos podem ser os mais variados, e dependem de cada empresa e programa que você escolher. os mais comuns são: EUA, Canadá, Nova Zelandia e Inglaterra. Mas ha agencias/ programas que trabalham com França, Suiça, Alemanha, Belgica, Holanda, Africa do Sul, Noruega entre outros.

3 - Duração / Época

A duração do programa é de 1 ou 2 semestres. O que acontece muito são as pessoas contarem por meses, 6 ou um ano, mas na verdade o intercambio é de 5 ou 10 meses, pois são contados os semestres letivos. A época de saída é em Janeiro ou em Agosto/Setembro, varia de acordo com as datas de inicio de cada escola. Mas ATENÇÃO, se você deseja ficar um semestre letivo, deve se programa para embarcar em Agosto/setembro caso queira ir para EUA,Canadá ou Inglaterra, ou seja países da America do Norte e Europa, ou embarcar em janeiro para países da Africa e Oceania ok?

4 - Quem pode fazer/Deve fazer:

Bem, como ja falado, adolescentes de 15 a 18 anos no ensino médio, ou não ( caso do canadá). Mas alguns países tem algumas especificações como os EUA que alem da idade exige que seus estudantes tenham um nivel médio de inglês, que é verificado através de um teste feito aqui no Brasil; não ser reprovado nos últimos dois anos; ter boas médias; e não ser alérgico.
E é claro, quem esteja disposto a viver uma experiencia totalmente diferente de tudo o que ja viu, e viveu.

5- Acomodação

A acomodação é geralmente em casa de família, que são escolhidas pelas escolas com base no perfil que você traçou no seu application. Essas famílias são famílias que geralmente ja são acostumadas a receber intercambistas, e que mesmo que não passam por uma rigorosa entrevista e investigação antes de serrem aceitas pelas escolas. Elas buscam a troca de cultura e novas experiencias assim como nós também. É claro que ninguém é perfeito, e as famílias de intercambio menos ainda, e problemas de adaptação podem ocorrer, mesmo sendo famílias preparadas e escolhidas pelo seu perfil, você pode não se dar bem com eles ne? E o que se faz? Troca de família, sem nenhum problema.
A exceção no nosso caso seria na Inglaterra, onde trabalhamos com alojamentos dentro da própria escola.
Vale lembrar que estudantes de High School, não importando a idade, precisam ficar em casa uma acomodação dada pela escola, seja casa de família, ou o alojamento.

6 - Visto

O visto que se tira é o de estudante, que tem algumas documentações e formulários específicos. Você procura na sua agencia, e ela te indicará a melhor forma, seja através dela ou não. Na Cia do Intercambio ( responsável por este blog) nós trabalhamos com despachante que resolve tudo para os nossos estudantes, muito simples.

7- Convalidação

Para os estudantes que ainda estejam no ensino médio, e precisem convalidar as notas, é um processo muito simples também. Se estiver nos EUA você vai antes de vir, fazer um procedimento que deve ser orientado pela sua agencia, e enviar os documentos para o consulado brasileiro mais próximo, eles vão emitir um selo no documento, e enviar de volta para o brasil, ou para a sua homestay, e você vai deixar uma quantia para o envio deste para o BRASIL! E quando você chegar vai ate o MEC e apresenta este documento, se suas notas forem suficientes ( isso mesmo, precisa tirar nota boa lá ne? afinal o programa é de estudo) o MEC lhe da a aprovação no semestre ou ano que você perdeu.
Caso seja Canadá, ou NZ, as suas notas vem direto para a sua agencia, ja com o selo, é só ir no MEC e apresentar lá.
Lembramos que para isto é FUNDAMENTAL que você esteja lá estudando pelo menos 3 ou 4 matérias que sejam iguais as nossas por ex: Matemática, inglês, historia, e Geografia.

8 - Escolas publicas ou particulares?

Muita gente acha que só porque esta pagando as escolas lá são particulares, e isto é TOTALMENTE ERRADO. As escolas na sua maioria são publicas, mas a qualidade é como de uma particular aqui no Brasil. Lá todo mundo vai em escolas publicas.
A exceção é: Nos EUA também algumas agencias trabalham com escolas particulares, mas que geralmente são bem mais caras, e na Inglaterra onde a escolas também são particulares, e por isso o valor aumenta um pouco em relação a outros programas.
O que importa neste quesito não é ser publico ou particular e sim a qualidade de ensino e estrutura, e tenham certeza que nisso nenhuma perde!

9- Cidades, qual escolher?

Nas cidades nós temos alguns pontos que deve ser esclarecido.
Nos EUA: você não escolhe a cidade que você irá, no máximo você pode mediante ao pagamento de uma taxa extra escolher a região ou o estado que gostaria de ficar, e mesmo assim não é garantida esta colocação, a não ser que você ja tenha uma família pronta para te receber lá como chamamos o Self Placement. Isso acontece porque o programa dos EUA é patrocinado pelo próprio governo, e as famílias são voluntarias.
No Canadá, NZ e Inglaterra as cidades ja vem especificadas, e você ja sai daqui sabendo onde vai morar e em que escola vai estudar, é só pesquisar e escolher qual é a que se encaixa melhor com o seu perfil.

10- O que ta incluso?

Nos nossos programas ( cia do intercambio) esta incluso no valor pago, a escola, a acomodação com as refeições, o seguro saúde, o acompanhamento da empresa, e um acompanhamento com uma psicologa, para ajudar a enfrentar as duvidas que venham a surgir.

11- Comportamento

Intercambista também tem regras de comportamento por lá, como estudante de intercambio você não pode beber (mesmo que tenha a maior idade do país), não pode dirigir, não pode ser pego com drogas, não pode ultrapassar a hora limite da sua casa, não pode ficar faltando aula sem motivo relevante, e nem pode ir a festas ou lugares que sua família, ou idade não permita. Isso Tudo deve ser respeitado, com o risco de ser for pego "burlando" alguma regra voltar e perder TUDO o que foi investido no programa.

12- Devo ir mesmo? Estou pronto?

Um programa de High School exige muita coragem, determinação e principalmente maturidade, passar 5 ou 10 meses longe dos amigos e familiares, com esta idade não é fácil, mas com toda certeza é uma experiencia MARAVILHOSA. É um dos programas mais comuns, por ter um dos melhores custos X benefícios, mas é preciso que antes de se tomar a decisão seja conversado bastante o assunto. Se você quer ir, procure seus pais, converse com eles, exponha sua vontade e seus medos, procure depoimentos de seus amigos que foram, de amigos dos amigos também, depois faça o que sempre dizemos aqui: procure uma agencia responsável, e vá pesquisar o melhor destino PARA VOCÊ. Se você tiver com medo do inglês, faça aulas particulares antes de ir, e isso te deixará mais confiante de falar a lingua. Se mesmo assim ainda estiver inseguro, procure uma ajuda profissional, uma psicologa, ou algum outro profissional que trabalhe isso com você, e dai, é só partir para o aeroporto.


Gostaríamos de lembrar que esse post é sobre programas de High School em geral, mas que foi dado enfoque mais nos destinos e regras do tipo de programa que é vendido na CIA DO INTERCAMBIO. Qualquer outra duvida é só comentar aqui.

Ate mais....


Fernanda Rodrigues


Nenhum comentário: