terça-feira, 13 de setembro de 2011

Duvidas mais frequentes de Programa de Trabalho.

Olá a todos? Tudo bem com vocês?

Para finalizar a nossa série de perguntas mais freqüentes, hoje vamos finalmente falar de um dos programas mais desejados por aqueles que estão com pouca grana, mas que tem muita vontade de realizar o sonho do intercambio, e que procuram “ajuda” para a sua manutenção enquanto estão estudando, que é o programa de Trabalho Remunerado.

Quem não gostaria de poder estudar, ter uma experiência de trabalho, e ainda aproveitar para ganhar um dinheiro e ajudar nos custos? Todo mundo ne? Mas para que isso seja possível, é importante que sejam esclarecidos algumas regras que estes programas tem, para que não haja nenhuma surpresa desagradável no futuro, então vamos lá?

1- Idade

A idade mínima é 18 anos, e a máxima irá depender do programa escolhido, pois existem alguns programas que tem limite para idade.

2- 2-Tipos de Programa.

Bem, nós hoje na CIA trabalhamos com dois tipos de programa o de trabalho garantido e o de trabalho não garantido. No de trabalho garantido, você já sairá daqui com o emprego, sabendo onde, o que irá fazer, e tudo sobre seu emprego. Já no trabalho não garantido, você irá fazer um curso de idiomas, que com alguns requisitos para o visto lhe dará a oportunidade de trabalhar, mas será você que irá procurar o seu emprego, ele não será agenciado por nós.

Dentro do trabalho garantido existem os programas de Au Pai, Work and travel ou Work and experience, dentre outros, mas que hoje a CIA DO INTERCAMBIO por motivos internos, trabalha somente com o de AU PAIR. Já no trabalho não garantido nós temos os seguintes países que possibilitam esse trabalho: Australia ( com curso acima de 12 semanas e com 24 aulas semanais, ou seja curso semi-intensivo), Irlanda( cursos acima de 25 semanas), Nova Zelandia ( curso superior a 24 semanas e com nível 5.0 no IELTS) e Africa do Sul ( curso acima de 12 semanas), essas exigências são para a retirada do visto que dá a possibilidade de trabalho.

3- 3 -Duração/Época.

Se for trabalho garantido duração do programa vai depender do programa escolhido. Au Pair: 1 ano no mínimo, e o embarque pode ser durante todo o ano, a depender da família. Work and Travel: duração em média de 3 meses + 1 mês para turismo.

Se for trabalho não garantido vai de acordo com as exigências de cada país, sendo o mínimo em media de 3 meses.

4 Quem pode fazer/ Exigências

Independente do programa escolhido você já deverá ter um nível intermediário/avançado do idioma. Porém se você escolhe a modalidade de trabalho não garantido, você tem a opção de ir com o nível de idioma que você quiser, porém sabendo que quanto mais nível de inglês você tiver, mais fácil será a sua contratação, não esqueça que você estar por conta própria neste quesito.

Nos programas com trabalho garantido é feito um teste antes de você ir, então se não tiver nível comprovado, não passa, e não vai.

No programa de Au Pair, a idade mínima é de 18 anos e a máxima de 26, e precisa que já tenha horas de trabalho com crianças comprovadas. No Work and travel, precisa ter entre 18- 30 anos e ser universitário. Trabalho não garantido, basta ter 18 e ser desenrolado para poder conseguir um emprego.

5 – Posso estudar?

No programa de Au Pair você é obrigado a estudar, e irá receber uma bolsa de USD 500,00 dolares para isto. ( lembrando que é por todo o programa e não mensal). No work and travel não é permitido que se estude.

Nos programas de trabalho não garantido, você deve estudar por um determinado período para que tenha a permissão de trabalhar.

6- Acomodação:

No trabalho garantido do tipo AU PAIR a acomodação é na casa de família e já esta incluso todas as refeições no valor do programa. No programa de Work and travel, você irá pagar com o seu salário a acomodação que pode ser arranjada pelo empregador ou não.

No trabalho não garantido a acomodação pode ser casa de família ou residência, dependendo do que você preferir, pois a acomodação será paga por você.

7 – Datas de embarque?

Para o programa de AU PAIR não temos data de embarque definido pois isso depende da família que escolher você. Para Work and Travel geralmente é no fim do ano, Dezembro. Já para trabalhos não garantidos o embarque pode ser toda segunda feira do ano, se você não tiver inglês zerado.

8- Paises/Cidades?

Para trabalho garantido geralmente se trabalha somente com os EUA, pois eles tem bastante políticas de incentivo para esses programas, o que traz experiência e segurança para quem envia os estudantes.

Para trabalho não garantido temos a NZ, a Australia, Irlanda e a Africa do Sul.

9- O que ta incluso?

Nos programas de trabalho garantido esta a colocação no emprego, com remuneração e os documentos para o visto, os extras vão depender do programa, como AU PAIR que esta incluso também, a passagem, o seguro, as refeições, e a bolsa de estudo. No trabalho não garantido esta incluso o curso.

Em ambos não estaria incluso o gasto com o processo de visto.

10- Tipos de emprego

Os empregos garantidos são nas áreas de serviços, como AU PAIR você será Babá, e no work and travel os empregos podem ser em hotéis, fast foods, entre outros.

Para trabalho não garantido, como será de usa responsabilidade conseguir o trabalho, você poderá procurar emprego onde desejar, porém o mais comum para contratação de estrangeiro, principalmente por este não falar fluentemente a língua será nas áreas de serviços.

11- Tempo para trabalhar?

No programa de trabalho garantido você já chegará trabalhando desde o primeiro dia. Salvo a exceção do programa de Work and travel que você pode levar de 1 a 2 semanas para começar a trabalhar. Para trabalho não garantido você poderá começara a trabalhar quando quiser, pois uma vez com o visto que permite o trabalho, você escolhe quando deseja ir atrás ou não. Agora, alguns países tem limites de hora de trabalho semanais, como a Austrália e na nova Zelândia, que só permitem ate 20 horas semanais.

12- Como conseguir a permissão/ visto?

Bem, para trabalho garantido como AU PAIR e WORK AND TRAVEL o próprio programa disponibiliza os documentos necessários para que você possa ir no consulado mais próximo e retirar o seu visto para trabalho.

No programa de trabalho não garantido vai depender de cada pais:

Irlanda: precisa que se faça um curso de no mínimo 25 semanas, e que você tenha em conta um valor equivalente a 3.000 mil euros na conta, ( para provar que tem como se sustentar caso não tenha emprego) na hora de entrar no país. Este valor será para você mesmo, ele será utilizado para abrir uma conta sua lá.

Australia: curso acima de 12 semanas e com no mínimo 24 aulas semanais de carga horária, esse visto será de ESTUDANTE, mas lhe dará a permissão para trabalho.

Nova Zelandia: Curso superior a 24 semanas e com o resultado do teste de IELTS de no mínimo 5.0. Ser avisto de ESTUDANTE.

Africa do sul: Que tire apenas o visto de ESTUDANTE.

Nenhum comentário: