terça-feira, 27 de julho de 2010

Plugues e tomadas na Inglaterra

Mais uma do Londres para principiantes:

"O plugue padrão dos aparelhos elétricos no Reino Unido tem três pinos chatos e é assim:

Além disso, a voltagem é 240, e não 110 ou 220 como no Brasil. Logo, se você quiser levar seus aparelhos elétricos e eletrônicos para a Inglaterra, você precisará de um adaptador para a tomada e um transformador para a voltagem, caso seu aparelho não seja bivolt. Hoje em dia, a maioria dos notebooks e celulares é bivolt, mas secadores de cabelo, por exemplo, podem queimar se ligados em tomadas de 240V. Os adaptadores podem ser comprados em Londres em várias lojas para turistas, lojas de eletrônicos e até em farmácias.

As tomadas que combinam com os plugues são assim:

Repare que além da tomada propriamente dita, existe um interruptor (na tomada dupla são dois, um para cada tomada). Para que seu aparelho funcione, além de conectar na tomada e ligar o aparelho, é preciso ligar o interruptor da tomada, ou seja, colocar o botão da tomada na posição ON.

Outro detalhe que vale lembrar é que não adianta você procurar por tomadas no banheiro. Não tem. Por questões de segurança contra incêndio e para evitar choques (assim me disseram), não há tomadas nem interruptores de luz dentro dos banheiros. As únicas tomadas que você às vezes encontra nos banheiros são tomadas especiais para barbeador.

É preciso lembrar de acender a luz antes de entrar no banheiro, o que pode ser um pouco irritante. Por outro lado, se estiver escuro, não é preciso ficar tateando, procurando o interruptor dentro do banheiro, porque ele sempre está do lado de fora, na parede ao lado da porta."

Nenhum comentário: