segunda-feira, 17 de maio de 2010

Compras na Europa: como funciona o tax free?

Ótima dica da Rachel Verano.

Fonte: Viajar Bem e Barato

"Aproveito a dúvida que o leitor João publicou no último post para voltar a um assunto que já faz tempo que falei aqui, e que vive gerando dúvidas e novos debates na caixa de comentários: o reembolso do IVA, ou imposto sobre valor agregado, sobre compras feitas na Europa. Aqui vai um pequeno passo a passo para entender o processo e saber como proceder:

O que é o IVA?
É um imposto que vem embutido nos preços de todos os produtos em países europeus. O percentual varia de país para país, mas normalmente equivale a uma média de 16 a 25%.

Quem tem direito a pedir o reembolso?
Todo mundo que não mora na Europa.

O reembolso se aplica a todos os gastos?
Não, ele é válido apenas para compras de bens que serão exportados. Ou seja, não vale para serviços, como hotéis e refeições.

Existe um valor mínimo de gastos para se ter direito ao reembolso?
Sim. Cada país europeu estabelece o seu limite. Esse valor vale para compras feitas numa mesma loja e num mesmo momento. Mas, de maneira geral, ele é inferior a € 100. Em outras palavras: quem gasta acima do valor determinado deve solicitar o formulário na loja no ato da compra.

Existe um prazo específico para pedir o reembolso?
Sim. Na Europa ele não pode ultrapassar os três meses da data da compra.

Como funciona?
1) Peça um formulário na própria loja no momento da compra. É preciso estar com o passaporte em mãos e preencher todos os detalhes.

2) Guarde o formulário junto com os recibos das compras.

3) Depois de fazer o check-in do vôo de volta ao Brasil (ou do vôo de saída da União Européia), apresente o formulário e as faturas ao agente da alfândega no aeroporto. Atenção!!! Guarde as compras na mala de mão, pois a receita federal pode pedir para vê-las uma por uma. E pode se negar a autorizar o reembolso caso elas tenham sido despachadas no check-in.

4) Depois de ter a papelada aprovada e carimbada, dirija-se ao posto de reembolsos junto aos terminais internacionais e apresente os documentos novamente. Você pode escolher se prefere receber o dinheiro na hora ou no cartão de crédito. Bingo! Você pode ter de volta até um quarto do valor que pagou.

Obs 1: Muitas vezes o processo de reembolso do imposto é intermediado por empresas especializadas nisso, caso da Global Refund e da Premier Tax Free. Nesse caso, elas ficam com um pequeno percentual do reembolso do imposto, que varia a cada destino.

Obs 2: Planeje chegar com antecedência no aeroporto, pois as filas podem ser bem demoradinhas.

Obs 3: Alguns países ainda permitem que se peça o reembolso pelo correio, já de volta ao Brasil. O melhor é se certificar desta modalidade no aeroporto de saída."

Nenhum comentário: