segunda-feira, 2 de março de 2009

Bagagem extraviada

Fonte: Blog Saia pelo mundo


Ter a bagagem extraviada em viagens de avião, infelizmente, é muito mais comum do que gostaríamos – e acontece com cada vez mais frequência, sobretudo devido ao excesso de carga despachada nos voos (é claro que as companhias sempre priorizam o envio das cargas pagas à parte que das malas dos pobres passageiros). O que nos consola é que, com maior ou menor desgaste e demora, estimativas contam que quase 99% das malas extraviadas chegam às mãos de seus donos depois. No um por cento restante, estão os desafortunados que nunca mais vêem seus pertencem queridos (mais um motivo para fazer sempre um bom seguro) e aqueles, acredite, que simplesmente não as procuram (seriam muito distraídos???).

Um canal de televisão brasileiro fez no comecinho de janeiro uma reportagem curiosa que mostrava os prosaicos objetos deixados no aeroporto de Guarulhos e nunca mais procurados por seus donos. Na salinha de “objetos perdidos” de Cumbica, encontraram desde pranchas de surfe a carcaças de jacaré – alguns objetos “perdidos” há mais de um ano. Reza a lenda, de tempos em tempos esses objetos são doados a instituições de caridade.

Nos EUA, o negócio foi mais longe: uma loja da cidadezinha de Scottsboro, no Alabama, simplesmente leiloa esses objetos (foto de divulgação). Sim, a Unclaimed Baggage (óbvio!) simplesmente recolhe junto aos aeroportos norte-americanos todas as bagagens e objetos esquecidos e nunca mais procurados em voos e aeroportos. Os leilões acontecem também online, a preços muitas vezes interessantes. Roupas, eletrônicos (tem até notebook, acredite!), brinquedos e outros itens esquisitos estão ali à venda. Ainda que você não pretenda comprar nada – até porque o frete para o Brasil é de chorar – vale visitar o site para ler histórias divertidas sobre objetos...digamos... curiosos que encontraram, como uma câmera especialmente desenvolvida para viagens espaciais ou relíquias egípcias que foram, simplesmente, deixadas no aeroporto.

Nenhum comentário: