sábado, 28 de fevereiro de 2009

Para viajar bem sozinho é preciso aprender

Fonte: Blog Saia pelo mundo

Ótimo post para quem pretende começar a viajar sozinho.

Eu já tenho alguma experiência nesse tipo de roteiro, e posso dizer que vale bastante a pena, principalmente porque você multiplica as chances de conhecer gente nova e ampliar suas referências.

"Andei recebendo uns emails de leitoras que continuam encanadas com a história de viajar sozinhas. Não têm, por motivos diferentes, companhia para viajar com elas nas férias mas também não conseguem – ainda – encarar com bons olhos a idéia de sair por aí sem ninguém ao lado. E elas não estão sós: tem mesmo muita gente – homens e mulheres! - que torce o nariz só de pensar na possibilidade da solidão longe de casa.

Viajar sozinho – e bem - é uma arte; não acontece do dia pra noite, leva tempo. Como tudo na vida, a gente tem que aprender a viajar sozinho para fazê-lo bem. Então vamos por partes.

- Pense em si mesmo como um viajante independente ou solo e não viajante solitário. Lonely traveller é uma expressão que não pode ser traduzida ao pé da letra para o português sem carregar um tantinho de preconceito. “Independente” tem ares maiores de liberdade, escolha, decisão.

- Encare cada experiência desacompanhado – seja perto ou longe de casa – como uma busca pelo novo, um desafio, novos referenciais. Mas, é claro, descanse, passeie e se divirta muito.

- Comece pequeno. Não faça sua primeira viagem independente para o outro lado do mundo. Se a insegurança for grande, comece com uma viagem de fim de semana para a casa de praia de um conhecido, por exemplo. E vá, gradualmente, dando um passo maior a cada nova investida.

- Imprevistos – bons e ruins – acontecem em toda viagem, não importa se estamos sozinhos ou acompanhados. Não se desespere se acontecer alguma coisa negativa; analise, pese prós e contras e tome uma decisão, como se estivesse no ambiente de trabalho. Tomar todas as decisões numa viagem é um excelente exercício para a vida pessoal e profissional.

- Esteja aberto para o outro. Viajar sozinho é uma excelente maneira de conhecer gente de toda parte, sejam pessoas com as quais se identifica ou gente tão diferente que possa até te ensinar novos modos de ver a vida. Quem viaja sozinho se entrosa mais facilmente com outros viajantes independentes; todos têm a mesma vontade de se comunicar e compartilhar experiências vez ou outra. E, quando cansar da companhia desses “outros”, pode ficar sozinho, na sua, sem ter que dar satisfação pra ninguém.

- Faça auto-terapia. Sério, acredite! Aproveite os momentos só para se entregar de corpo e alma às experiências e para refletir sobre coisas da sua vida.

- Tenha mobilidade. Não engesse sua viagem: se você reservou a semana toda naquele hotel mas descobriu um vilarejo de pescadores ali adiante, não custa experimentar ficar um ou dois dias por lá.

- As dicas de sempre são imprescindíveis, claro: pesquisar bastante antes de embarcar; tentar chegar e sair dos destinos durante o dia, para sentir-se mais seguro; fazer um bom seguro de viagem; ficar sempre de olho no dinheiro e nos documentos etc.
Pronto. É só começar pra aprender a gostar."

Nenhum comentário: