terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dicas pré Viagem : VISTO

Olá Galerinha viajante....

Todo mundo curtindo esse verão? Então vamos aproveitar que estamos de férias e planejar nossa viagem de intercambio, e assim termos bastante tempo para analisarmos todas as condições e oportunidades que o mundo nos oferece? Já que nos parece uma ótima idéia, vamos hoje falar de um assunto que assusta um pouco, mas que é IMPORTANTISSIMO para qualquer pessoa que queria viajar para o exterior: O VISTO.

Primeira coisa que temos que deixar claro é que visto é diferente de passaporte, e hoje muita gente confunde isso, o passaporte ate pode ser o único documento para você entrar em alguns países, mas ele é TOTALMENTE DIFERENTE do visto, ter um passaporte na maioria dos casos não quer dizer que você tem um visto. O passaporte é retirado na Policia Federal de sua cidade, você entra no site WWW.dpf.gov.br e lá agenda, faz o pagamento e vai retirar o seu documento. Com ele em mãos, dependendo do pais, tempo e finalidade da sua viagem é que você vai dar entrada ou não em um visto.

O visto hoje vai depender de alguns fatores e são divididos entre visto de estudante ou turista, porem nem sempre a nomeação quer dizer o tipo de visto que você vai tirar.....como assim? Pois é, para melhor explicar no nosso blog, vamos explicar por países, e assim é mais fácil para todo mundo entender.

Se o seu destino for para qualquer país da America do Sul, você não precisa nem mesmo de passaporte, você com a sua carteira de identidade mesmo poderá viajar se for ficar ate 90 dias, para estudar ou mesmo para passear. Porem qualquer estadia acima de 90 dias, necessita que se tome as providencias para visto especifico. O que chamarão de visto é um carimbo, caso viagem com passaporte, ou um papelzinho que eles entregam caso seja somente com a identidade. Lembrando que com essa permissão que você terá não da direito para trabalhar, então somente estudo ou passeio ok? Trabalho será também com um visto especial.

Se o seu destino for a Europa, ate 90 dias você também não necessita nem para curso e nem para passeio de visto nenhum, porém é obrigatório que você tenha o PASSAPORTE, para te darem o carimbo de entrada, este visto não permite trabalho, e também não é possível ficar 90 dias em cada, eles contam 90 dias em TODA EUROPA, ou seja, é 90 dias do dia que você pisa lá, ate o dia que você sai, independentemente de quantos lugares você foi. Caso queira mais do que isso, você precisa tirar o visto de estudante, e na maioria das vezes precisa ir pessoalmente para o consulado para a retirada, isso também para trabalho. Tudo isso por causa do Acordo de Schengen, ou popularmente conhecido como espaço Schengen, que estabelece esse livre acordo entre os países e por isso você pode andar entre eles com um “ visto” que chamamos de permissão só, assim você pode fazer um intercambio na Inglaterra, fazer a imigração por lá, e fazer um mochilão, tranquilamente, só mostrando seu passaporte por onde andar, para a verificação é claro do tempo de expiração.
A exceção que temos aqui é a IRLANDA, onde alem da regra dos outros países da Europa você também poderá na compra de um curso que seja a partir de 25 semanas, ou seja, 6 meses e uma semana, você poderá ir somente com o passaporte mesmo, ter a permissão para tirar o PPS, o que será como o seu CPF lá, e com isso você pode trabalhar por lá também, isso junto com a comprovação de EURO 3.000,00 que depois será de uso pessoal seu. Caso queira passar menos tempo, por exemplo 3 meses, o procedimento é o mesmo, mas você não poderá ter a permissão para trabalhar.

Se o seu destino for a America do Norte,especificamente EUA e Canadá, você vai precisar de visto, nem que seja só para fazer escala do avião, então é melhor já sair daqui com tudo certinho. No caso dos EUA é necessário que se junte a documentação e vá ao consulado, caso sua intenção seja só visitar ou mesmo estudar, fazendo um curso de até 12 semanas com carga horária de até 18 horas semanais, você irá tirar o visto de TURISTA que tem a duração de 10 anos. Caso vá fazer um curso de mais tempo o seu visto é o de ESTUDANTE, com uma documentação especifica, caso vá trabalhar, geralmente seu visto é o J1, um visto especifico para trabalho. Lembrando que cada visto tem uma documentação especifica. Já no Canadá, nós temos o visto de turista e o de estudante também, porem a divisão é pelo tempo, abaixo de seis meses qualquer visita ou mesmo curso, independente da carga horária é de TURISTA, já com seis meses ou mais, o visto é de ESTUDANTE, a documentação é praticamente a mesma, mudando apenas os valores. Caso queira trabalhar, o visto também é diferente.

Para a Australia e Nova Zelândia, já temos algumas diferenças. Na Nova Zelandia se você vai ficar ate 12 semanas, seja para turismo ou para estudo, NÃO precisa de visto algum, apenas o passaporte, não é legal? Mas se você vai ficar a partir de 12 semanas, você PRECISA retirar o visto, e se quiser trabalhar precisa de um curso acima de 24 semanas e um nível de inglês mínimo equivalente ao IELTS 5.0( o resultado faz parte da documentação pra tirar visto). Na Australia, caso a intenção seja turismo ou cursos de idiomas até 12 semanas deverá ser solicitado o Visto de Turista. Caso em que o curso de idiomas ou outro a nível acadêmico exceda 12 semanas deverá requerer-se um Visto de Estudante. O pré-requisito básico para solicitar o visto de estudante é que o curso tenha uma carga horária mínima de 24 aulas semanais. Com o visto de estudante você pode trabalhar até 20 horas semanais.


Então gente, espero que tenha ajudado a esclarecer melhor as duvidas de vocês sobre vistos. Na verdade falamos aqui dos principais países, e uma dica super legal para a retirada de qualquer um deles é contratar um DESPACHANTE, essas pessoas são especializadas nesses processos, e são de uma enorme ajuda, eles marcam datas no consulado, pagam taxas locais se necessitar, ajudam na escolha dos documentos, e com isso você fica bem mais tranqüilo, nós usamos e recomendamos, só que antes de contratar o serviço é importante que você saiba se a empresa ou a pessoa é realmente é seria, pois por mais que seja um pouco mais caro o serviço, nós temos que lembrar o que esta em jogo ne?

Qualquer duvida que tenham, ou sugestões, é só nos escrever!!

Take Care.

Nenhum comentário: