quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Você quer estudar no exterior?



Os caminhos para quem deseja fazer o ensino médio em outro país – e como escolher o melhor destino


Por Camila Guimarães e Luciana Vicária - Revista Época




EMPOLGADO
Luccas em sua escola, em Nova York. Ele volta em um ano para continuar o ensino médio no Brasil


O sonho do estudante paulistano Luccas Gil Pereira, de 16 anos, era estudar fora do Brasil. Ele sempre quis morar em uma grande metrópole “para conhecer gente do mundo inteiro”. É um treino para sua futura profissão. Luccas quer ser diplomata. Sua determinação convenceu a família a mandá-lo para os Estados Unidos, onde cursa o 1º ano do ensino médio, em Nova York. Uma de suas expectativas era aperfeiçoar o inglês, mas com apenas três meses de estadia diz que até seu espanhol já está melhor. E isso é pouco se comparado à experiência de vida e aos amigos que fez. Nem mesmo as regras rígidas de seu internato tiram a empolgação do aluno. “Sinto que já amadureci”, diz ele.


Neste ano, cerca de 15 mil estudantes brasileiros saíram para fazer o ensino médio fora do Brasil. São jovens entre 15 e 19 anos em busca de uma nova cultura, um novo idioma e uma experiência de vida marcante longe de casa. Os pacotes que incluem escola e hospedagem são oferecidos por agências de intercâmbio. Variam muito de acordo com o país e com as expectativas do estudante. A escola pode ser pública ou particular e as acomodações em casa de família ou no próprio dormitório escolar (como mostra o quadro abaixo). Há diferenças significativas entre as divisões de semestres e disciplinas extras nos países. É por essas razões que o preço varia muito: de US$ 6 mil o semestre em uma escola pública americana, com famílias voluntárias recebendo os alunos, até US$ 30 mil por ano em um internato na Inglaterra.


Os estudantes que pretendem prestar vestibular no Brasil deveriam fazer o último ano de colégio por aqui. É necessário recuperar as matérias que não viram lá fora e se preparar para as provas de seleção. O currículo obrigatório dos brasileiros deve incluir uma disciplina de exatas, uma de biológicas e uma de humanas, além da língua inglesa e educação física. Só assim o Ministério da Educação aceita o período estudado fora e permite ao aluno continuar seus estudos.


Mais informações no portal da Época:


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI185573-15201,00-VOCE+QUER+ESTUDAR+NO+EXTERIOR.html

Nenhum comentário: