segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Roteiro de compras em Londres

Fonte: Londres para principiantes

"Devido à complexidade e importância ;-) do tema serão dois posts: este sobre a região de Oxford Street no centro de Londres, paraíso do comércio de rua ou “High-street shopping”, e um sobre o Westfield Shopping Center, para quem não gosta de confusão de gente e prefere o ambiente climatizado e civilizado de um shopping.

Oxford Street

Estação de metrô do início do percurso: Marble Arch (linha Central – vermelha)

A estação de Marble Arch fica no extremo oeste da Oxford Street, já quase no Hyde Park. É aí que começa nosso percurso das compras. Pertinho da estação, está a super-popular Primark, loja que vende roupas e acessórios da moda por preços bem baratinhos. É uma muvuca, mas não desanime.

No trecho que se estende até Oxford Circus – como é chamado o cruzamento da Oxford St. com a Regent St. e onde se localiza a estação de metrô do mesmo nome – estão várias das grandes lojas de departamentos britânicas: Marks & Spencers (que só vende produtos de marca própria), John Lewis (excelente para artigos de cozinha no sub-solo), Debenhams, House of Frasier e a maravilhosa (mas bem carinha) Selfridges.

Em toda a extensão da Oxford Street você encontra as lojas das redes de “fast-fashion” presentes em todo o comércio de rua da Inglaterra: H&M, Zara, French Connection, Gap, Dorothy Perkins, Monsoon e Accessorize, United Colours of Benetton, Mango, Next, River Island, entre tantas outras. Divirta-se!

Bond Street

Ao chegar no cruzamento com a New Bond Street, entre à direita e siga nesta rua. A New Bond Street juntamente com a Old Bond Street mais ao sul, próximo à Piccadilly, formam a Bond Street, rua famosa por suas lojas de designers e joalheiros. Endereço da casa de leilão Sotheby’s há mais de 100 anos, a rua concentrava inicialmente galerias de arte e antiquários, que foram sendo substituídos pouco a pouco por lojas de griffes: Donna Karan, Prada, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Chanel, Armani, Jimmy Choo, Ralph Lauren, Mulberry, Salvatore Ferragamo, Burberry, Miu Miu, Alexander McQueen, não necessariamente nesta ordem, mas todas com lojas lindíssimas. Vale a pena o passeio, mesmo para a maioria de nós mortais que só iremos apreciar as vitrines.

A Old Bond Street termina em Piccadilly, e lá viramos à esquerda.

Fortnum & Mason em Piccadilly

A poucos passos da esquina está a Burlington Arcade, que já apareceu aqui no blog, seguida da Burlington House, sede da Royal Academy of Arts. Como o negócio aqui é compras, siga em frente, atravesse a rua e já chegando em Piccadilly Circus você verá a loja Fortnum & Mason. Entre e explore a área de alimentação no andar térreo e no sub-solo. No restaurante da loja é servido um excelente chá da tarde.

Saindo da Fortnum & Mason, continue até Piccadilly Circus, que é a confluência de várias avenidas, entre elas a Regent Street. Bem atrás da famosa estátua de Eros, está a loja de artigos esportivos Lillywhites que com certeza vale a visita. Neste ponto, começa a Regent Street, que nos levará de volta à Oxford Street. Os destaques da Regent Street, que tem um comércio bem semelhante ao da Oxford St., são a loja da National Geographic (não deixe de entrar!), a mega loja de brinquedos Hamley’s e a movimentadíssima loja da Apple.

Para conhecer a famosa Carnaby Street, entre à direita na Beak Street, e aí já começa a região de boutiques e lojas mais exclusivas e descoladas. Veja aqui o mapa da área com todas as lojas. Seguindo até a Great Marlborough Street, você verá a loja de departamentos Liberty of London, uma das mais tradicionais da cidade.

De volta a Regent Street, são só dois quarteirões até Oxford Circus. Aí estão uma loja da Nike e, logo à direita na Oxford Street, a loja queridíssima das adolescentes (ou nem tanto) TopShop. Se ainda restar energia, continue à direita na Oxford Street, e explore as lojas deste trecho que vai até a Tottenham Court Road, onde há uma estação de metrô. Caso contrário, pegue o metrô de volta a seu hotel na estação Oxford Circus (linhas Central, Victoria e Bakerloo).

Mapa do percurso

Oxford Street: mapa aqui

Bond Street: mapa aqui

Regent Street: mapa aqui

Carnaby Street: mapa aqui

Se o seu interesse é comprar produtos eletrônicos, leia este post aqui.

Nenhum comentário: