segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comer bem e barato em Madri

Fonte: Saia pelo mundo

Trucha a la navarra do Puerto Rico, em Madri: simplona mas gostosa e baratinha

por Mari Campos em 20/08/2010 às 17:58

"Longe de mim dar uma de expert em Espanha, que essa tarefa já é excercida aqui com maestria pela minha querida vizinha de blogosfera Dri Setti. Mas desde que eu voltei da Espanha, tenho recebido montes de emails e tuites (povo: vamos usar mais os comentários e menos os emails, please????) pedindo dicas de hospedagem, passeios e, sobretudo, restaurantes – lugarzinhos para comer, comprar, passear, dormir com qualidade e sem ir à falência.

Então, nesse post, vou falar um pouquinho do assunto campeão: comer bem e barato em Madri. É possível? Ô, se é! E como! Talvez Madri seja a capital européia em que com mais facilidade a gente encontra lugares bem gostosinhos por precinhos ultra-camaradas (Lisboa também é craque nesse quesito).

Primeiro, que em Madri dá pra ser feliz – e muito – vivendo à base de canitas, vinitos y tapas todos os dias. Eu, uma vez na Espanha, me contentaria em só me alimentar de tapas y pinchos forever. São muitos os bares, mesmo no âmago da zona turística – a.k.a. cercanias da Puerta del Sol – que têm dobradinhas deliciosas de tapa + bebida (caña ou vinho) por até 3 euros. Comi porções bem generosas de paella, huevos rotos e outros como tapa por ali – dois pratinhos com duas bebidas são mais que suficientes pra saciar (e olha que eu sou um bom garfo). E em zonas um pouquinho menos turísticas, como La Latina ou Chueca, têm preços ainda mais queridos.

A febre desse verão madrileño tava sendo a rede Cerveceria 100 montaditos . É uma rede fofa, presente em várias cidades espanholas, com bares bonitinhos, com jeito de antigo. A especialidade da casa, como o próprio nome diz, são os montaditos, sanduíches em tamanho mini, como se fosse num mini pão francês, sabe? Mas são todos super bem recheados, desde os basicões tortilla ou jamón con queso a chorizo en sidra e outras invençõezinhas mais, digamos, gourmet. Os preços dos montaditos vão de 1 euro a 1,40 cada. E o melhor: durante todo o verão, uma bela caneca de meio litro de cerveja custa… 1 euro! Não era à toa que todas as unidades em Madri andavam lotadas o dia todo.

Mas tem gente que não curte uma comidinha em cada canto, não (meu pai, por exemplo, não curtiu nadica salir de tapas, vai entender). E a maior descoberta nesse sentido desse ano não foi minha; todo o crédito deve ser dado à querida Carmem , que descobriu o Puerto Rico na Calle Chinchilla, uma transversal da Gran Via. Ela me recomendou tão entusiasmada, que eu fui – e voltei depois outras vezes, até porque era pertinho do meu hotel. Não espere alta gastronomia – o ambiente é simplão e a comida é caseira, mas bem servida e saborosa; o atendimento também é o clássico espanhol, mais sisudinho – mas os garçons são solícitos e bem simpáticos com clientes que você percebe que vão ali a séculos. Tem menus a preço fixo no almoço e serve a la carte no jantar, com peixes, carnes, massas etc. O que eu mais curti mesmo: como o local é escondidinho, e nada turístico, você acaba encontrando mesmo ali espanhóis-espanhóis; então cada refeição que eu fiz ali me senti no meio de N personagens de Almodóvar, uma delícia. E sabe o que mais? Nunca gastamos mais que 10 euros por pessoa, com entrada, prato, sobremesa e vinho! Pode confiar. Aposto que você também vai agradecer a Carmen quando estiver voltando pra casa."

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Pessoal,

Fui viajar para os EUA em um intercâmbio e, antes de ir, uma amiga me deu uma dica: levar um presente para a família com quem ia ficar.
Fiquei meio aflita, pois não tinha idéia do que seria um bom presente. Um que não desse a idéia de que comprei qualquer coisa e nem que fosse caro demais.
Aí, conversando com uma amiga, ela me indicou o site Brasil na Bagagem (www.brasilnabagagem.com.br). Tem muitos produtos lá e preços bastante acessíveis.
Agora eu recomendo para aqueles que se encontram na mesma situação que a minha e estão sem saber o que comprar. Fica aqui minha dica!

Até+

Unknown disse...

Obrigado pela dica Aline.