terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Quando fazer as melhores compras em NY

Fonte: Nova Iorque Hoje

sale

É raro encontrar pessoas que não fazem compras quando viajam. Até mesmo as mais controladas ou com orçamento apertado, não resistem em levar uma lembrancinha ou aproveitar aquela super liquidação.

Pensando nisso, resolvi fazer uma lista com as melhores datas e tipo de produtos oferecidos em promoções que ocorrem por aqui ao longo do ano. Assim como em quase todo o mundo, Nova York, considerada a Meca do consumo, procura manter seu comércio aquecido no forte apelo de “eternas” liquidações, nem sempre tão verdadeiras. Fazer uma pesquisa pela internet, em diferentes sites para comparar preços, antes de sair do Brasil, pode ajudar na hora da escolha do que e aonde comprar, evitando decepções e enganos. O calendário abaixo vale mais como um fio condutor para saber as tradicionais promoções que ocorrem mês a mês na cidade.

Acho que ninguém deve agendar a viagem para determinada data, apenas para aproveitar as liquidações. O melhor é procurar o que vale a pena comprar, no período em que estará viajando.

Janeiro: na verdade, a promoção pós natal já começa no dia 26 de dezembro e se estendem até a primeira quinzena. É possível encontrar uma grande variedade de itens com preços reduzidos, mas os mais comuns são os artigos natalinos (decoração e doces), roupa de cama, eletrônicos, câmeras, computadores, brinquedos, tênis. Na segunda quinzena, por conta do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, acontece a grande liquidação de TVs do ano.

Fevereiro: dois eventos marcam as promoções deste mês — o Dia dos Namorados (aqui chamado de “Valentine’s Day”) e o Super Bowl. Depois do dia 14 de fevereiro, todos os ursos de pelúcia e caixas de chocolate em formato de coração custam menos da metade do preço original. A promoção dos preços de TVs continua durante os dias precedem o primeiro domingo de fevereiro, quando acontece o Super Bowl.

Março: com a chegada do fim do inverno, as lojas abrem espaço para as novas coleções e liquidam seus estoques de roupas de frio. É a melhor época para quem quer investir naquele super casaco para usar na neve do próximo ano, ou garimpar uns moletons quentinhos para desfilar no inverno brasileiro.

Abril: os descontos nos artigos de frio ainda continuam até meados do mês. Depois da páscoa, chocolates e bichos de pelúcia podem ser encontrados pela metade do preço.

Maio: eletrodomésticos e artigos para casa, perfumes e cosméticos, mas em especial roupas e acessórios femininos entram em promoção na semana anterior ao Dia das Mães.

Junho: é o mês que se comemora o Dia dos Pais, sempre no terceiro domingo. Nos dias que antecedem a data, o comércio investe nas liquidações de artigos masculinos. Uma boa época para economizar na compra de roupas masculinas e ferramentas.

Julho: em meados de agosto começam as aulas, mas a partir de julho o comércio já começa a oferecer os tradicionais mega descontos em materiais escolares. E nos dias de hoje, material escolar pode significar desde canetas, cadernos e livros até notebooks e netbooks. O final deste mês também é marcado pelo inicio das promoções de roupas de verão.

Agosto: as promoções de material escolar continuam até quase o final do mês. Mas o forte do mês fica por conta das remarcações e queimas de estoque de roupas e acessórios de verão.

Setembro: sem nenhum evento específico, é um mês meio fraco em promoções. Ainda é possível encontrar em liquidação alguma sobra de estoque de roupas de verão.

Outubro: outro mês meio morno para o comércio, com destaque apenas para o inicio da temporada de preços baixos para brinquedos.

Novembro: o mês começa com descontos pós Haloween, em especial fantasias e doces, e termina com liquidações variadas — desde roupas até eletrônicos. O auge das promoções, durante a famosa Black Friday, acontece na sexta-feira seguinte ao Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). E na segunda-feira seguinte acontece a Cyber Monday, quando lojas online fazem uma super queima de estoque. O forte são os produtos eletrônicos e de informática, mas é possível encontrar um pouco de tudo.

Dezembro: as promoções e liquidações de Natal fazem de dezembro o mês em que as lojas mais faturam. É a melhor época do ano para enfrentar lojas cheias e filas enormes. Afinal, com tanta gente passando por isso todo fim de ano, os preços devem ser bons mesmo, não é?

Dicas de algumas das maiores lojas com melhores promoções e liquidações:

- Amazon: (Liquidação durante a Cyber Monday)

- B&H (Filmadoras, TVs, Cameras Digitais)

- Best Buy (Filmadoras, TVs, Cameras Digitais, DVDs, Video Games)

- Century 21 (Roupas, Roupa de Cama, Sapatos, Acessórios, Perfumes)

- Duane Reade (Itens Natalinos e Doces)

- J&R (Filmadoras, TVs, Cameras Digitais, DVDs, Video Games)

- Macy’s (Roupas, Roupa de Cama, Relogio, Perfumes, Oculos)

- NewEgg: (Liquidação durante a Cyber Monday)

- Target (Eletrodomésticos, Brinquedos, Doces, Artigos Natalinos)

- Toys R Us (Brinquedos e Video Games)

- Walgreens (Itens Natalinos e Doces)

Nenhum comentário: