segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dicas para enfrentar aeroportos lotados

Fonte: Saia pelo mundo


por Mari Campos em 20/12/2009 às 15:45

dscn4284-1

Foi a Practical Traveller, do New York Times, que deu as dicas em sua última coluna. Nessa época de Natal e Ano Novo, e com janeirão aí batendo à porta, é muito provável que você seja um dos milhões de passageiros que enfrentarão os aeroportos, no Brasil ou no mundo, nessa temporada. E, em muitos casos, essa não será tarefa fácil, dado o intenso trânsito dos próximos dias e o medo de atrasos e cancelamentos que rondam esse período.

Eu achei as dicas dela tão legais que vou dar uma versão resumidinha aqui, com um ou outro pitaco meu acoplado:

- Tenha um plano B, com as melhores opções de voos caso o SEU voo esteja muito atrasado ou seja cancelado. Vale olhar, por exemplo, no Kayak.com ou no Skyscanner.com para ver os voos disponíveis.

- Salve na memória do seu celular todos os números emergenciais, incluindo o da companhia aérea, seu número do cartão de fidelidade e o do seu agente, se tiver um, ou o help line do site através do qual você comprou o ticket. Se você viaja para destinos sujeitos a nevascas, por exemplo, salve também números dos hotéis de cadeias conhecidas próximos ao aeroporto – serão úteis caso os voos sejam cancelados pelo mau tempo.

- Use services como o MySkyStatus ou Orbitz para avisar seus parentes e amigos envolvidos na viagem sobre seu status de voo e cadastre-se em serviços como Flightstats.com, para ser informado, na tela do seu cellular, iphone ou smartphone, se, por exemplo, o horário ou o portão de embarque do seu voo mudaram (quem viaja de British Airways, tambem pode usar o ba2go ). Se tem iphone, ainda pode usar aplicativos como FlightTrack ou Flight Status pra ajudar.

- Seja inteligente ao fazer as malas. Evite levar coisas simples, que você pode comprar ao chegar ao destino, e tente fazer as malas o mais leve possiveis. Quem viaja leve DE VERDADE, pode levar só bagagem de mão (até 10kg em algumas companhias) e nem enfrenta a chatice de esperar pelas malas eternamente na esteira – ou as taxas por bagagem despachada que várias companhias internacionais já estão adotando.

- Tenha pleno conhecimento dos seus direitos. Deixe salvo no seu smartphone, leve um livrinho sobre o assunto ou mesmo folhas de papel impressas com eles. Caso aconteça algum pepino – voo cancelado, ovrbooking, atrasos surreais etc – você saber exatamente a que tem direito em cada caso é meio caminho andado para evitar ainda mais stress numa época complicada como essa.

- Seja prevenido: saia de casa cedo e faça o check in com bastante antecedência. Chegar atrasado ao aeroporto e encontrar ali uma fila quilométrica para check in ou – toc, toc, toc – uma operação padrão da Polícia Federal, por exemplo, é pedir para suas férias e festas começarem muito com o pé esquerdo. Check in online, quando possível, e confirmaçao de voo também são sempre altamente recomendáveis.

- Se você vai para o aeroporto no seu próprio carro, reserve antes o estacionamento. Essa época do ano é tão trash que a maioria dos estacionamentos nos principais aeroportos ficam absolutamente lotados. Se não encontrar vaga em shopping já faz a gente perder a cabeça, imagina não ter vaga no estacionamento do aeroporto uma hora antes do seu voo. Ou, melhor ainda, vá de shuttle bus service.

- Quem viaja com iphone, também pode baixar aplicativos para minimizar o stress da espera no aeroporto em caso de atrasos nos voos. O Airport Maps e o iFly Pro mostram tudo o que tem no aeroporto no qual você está, dos portões de embarque aos restaurantes e lanchonetes ou lojas do free shop. Se viaja com smartphone ou notebook, não esqueça de checar se o seu aeroporto oferece algum tipo de wifi grátis.

- E o mais importante: take it easy. Entre no esquema natalino e nas boas vibrações do ano que chega e não se estresse. Seja educado e pro-ativo, mesmo em situações mais chatinhas. Ser do bem pode ser uma mão na roda em casos com pepinos – e fazem a viagem de quem te acompanha muito mais light e feliz.

Nenhum comentário: