quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Passagens aéreas direto no celular

Fonte: Blog Radar das Cias aéreas

Filadélfia é o 25º aeroporto americano a adotar uma tecnologia que permite obter fichas de embarque dos aviões enviadas diretamente para o celular, ou PDA (como BlackBerry ou Palm) do passageiro. Este “boarding pass” sem papel traz um código com informações do passageiro, número do vôo, assento, portão e hora do embarque. Parece caixa registradora de supermercado: ao entrar no avião é só passar o celular sobre um scanner, que reconhece o documento e autoriza o acesso ao avião, mas claro, depois que a identidade do passageiro for conferida.

A Continental Airlines foi pioneira, e desde dezembro de 2007 mais de 850 mil clientes já usaram o sistema, que está sendo expandido por todos os vôos da empresa nos Estados Unidos. Mas a Continental não vai ficar sozinha por muito tempo. Cinco outras companhias aéreas, como a American, Delta, Northwest e Alaska Airlines já informaram que vão utilizar também a ficha de embarque via celular em 35 aeroportos americanos.

Autoridades e empresas estão sorrindo de orelha a orelha. Dizem que além de contribuir para a ecologia ao reduzir o uso de papel, o novo sistema consegue detectar fraudes mais facilmente, e melhorar também o serviço ao cliente.

Nenhum comentário: