segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O que evitar no metrô parisiense

Fonte: Conexão Paris

Depois do artigo sobre a cilada das passagens de trem com descontos para os mais de 60 anos, achei outra armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara. Desta vez a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e mesmo os franceses caem nela.

Antigamente o metrô circulava pela zona número um, quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia ( zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.

Isto cria a seguinte situação:

- se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1para o bairro que se chama La Defense ( que se encontra na zona 3 ) ela vai pagar 1.60 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.

- esta pessoa pode, também, ir ao La Defense de RER A. O ticket vai custar 2,25 euros pois não se trata mais de uma viagem em metrô, e sim RER e o La Defense se encontra na zone 3.

- acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER e circular de uma estação a outra dentro de Paris. Pode-se pegar o RER na Gare du Nord e descer em Châtelet les Halles. Pode-se pegar em Châtelet Les Halles o RER A e descer na estação Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.60 euros.

- aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Defense com o tiket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.

Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.

Nenhum comentário: