segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dicas para viajar de trem na Suiça

Fonte: Blog Saia pelo mundo

Por Mari Campos

Ok, para nós os trens suíços são mesmo caros; aliás, conversando com suíços, até eles acham os seus trens caros. Mas existem alguns passes de trem que realmente facilitam – e barateiam muito – nossa viagem pelo país. E viajar em trens dentro da Suíça é imprescindível, acredite.

É verdade que o sistema de transporte público na Suíça funciona praticamente como um dos famosos relógios do país – nas várias viagens que fiz, testemunhei um único atraso; em geral, são irretantemente precisos. E na maioria dos lugares, trens, ônibus e barcos funcionam de maneira interligada – sem falar nas paisagens realmente de tirar o fôlego em qualquer viagem.

O Swiss Pass torna as viagens dentro do país mais práticas e econômicas – é possível percorrer mais de 20 mil km em rotas de trem, ônibus e barcos, entrar gratuitamente em mais de 450 museus e há descontos em teleféricos também. Os trens, em geral, são antigos mas funcionam espetacularmente bem – além dos serviços regulares, há rotas panorâmicas e até um “Trem do Chocolate”, que sai da cidade de Montreux e chega à fábrica de chocolates da Cailler-Nestlé. Os preços do passe variam conforme a quantidade de dias de viagem e podem ser conferidos aqui e aqui. E para conhecer a mais espetacular ferrovia do mundo – a Jungraujochbahn, a viagem de trem mais linda que eu já fiz – também existe o Jungraujochpass, que dá direito a viagens ilimitadas pela região por 125 francos suíços (o que é pouco mais que uma viagem avulsa ida e volta a Jungraujoch, num único dia).

Quem quiser, ainda pode contar com o serviço Fly Rail Baggage para despachar suas malas de qualquer aeroporto do mundo direto para o seu destino final na Suíça. Assim, fica mais fácil sair do aeroporto sem precisar retirar as malas; elas estarão disponíveis na estação de trem do respectivo destino final - 15 dólares por bagagem, serviço disponível tanto para viagens de ida quanto de volta. Primeiro mundo mesmo.

Nenhum comentário: