terça-feira, 30 de junho de 2009

Informações úteis para quem viaja de trem na França

Fonte: Conexão Paris

As estações parisienses possuem várias plataformas de embarque. Já me aconteceu ficar distraída, em plataforma errada, esperando que o painel publique o número do cais de embarque do meu trem e ser obrigada a correr pelos corredores da estação, com malas e bolsas, até a plataforma correta.

Este é o painel da Gare de Lyon. Esta estação possui duas plataformas: uma chamado jaune (amarelo) e o outra, bleu (azul). Os cais de embarque da plataforma jaune são numeradas de 5 a 23. Os da bleu são sinalizadas com letras de A a N.

No painel encontramos: a característica do trem (TGV ou outro), o número do trem, a hora e a destinação, as particularidades (primeira e segunda classe, ou somente segunda classe) e, por último, o cais de embarque ou voie. Antes da publicação do número ou letra do cais, um quadrado amarelo ou azul informa aos viajantes qual a plataforma de cada trem.

Um outro detalhe: em cada plataforma, existe um painel como este acima, indicando a sua cor e as letras ou os números dos cais. A foto acima indica que estamos na plataforma azul, cais A à N. Uma flecha indica a direção da plataforma amarela com os cais 5 à 23.

Durante a compra das passagens via site da SNCF, vocês terão que escolher entre primeira e segunda classe, lugares em baixo ou em cima (alguns trens possuem dois andares), poltronas no sentido do trem ou não. Todos os trens TGV possuem uma outra escolha: trata-se de quatro poltronas em face a face, duas a duas, separadas por uma mesinha. Esta é a melhor escolha para dois casais amigos, ou pais acompanhados de dois filhos. Na foto, o senhor lendo o jornal ocupa este lugar.

Não se esqueçam que o ideal é ter uma mala pequena. O espaço reservado para as malas dentro do vagão é pequeno. As malas acima possuem o tamanho de uma mala de cabine de avião. Existem outros compartimentos para malas maiores, mas eles ficam, às vezes, fora do espaço com as poltronas.

Para comprar suas passagens na França: www.voyages-sncf.com

Nenhum comentário: