sexta-feira, 20 de março de 2009

Sobre o visto canadense

O Canadá é hoje um dos principais destinos de envio de estudantes brasileiros, por isso nessa época do ano os consulados acabam ficando lotados de processos de solicitação de vistos.

Recebi hoje um informativo do nosso despachante a respeito do visto canadense que achei que vale a pena colocar por aqui:

Já estamos iniciando a temporada de matriculas e preparação para os embarques de junho e julho para o Canadá.
Com isso, gostaríamos de passar algumas informações importantes para as solicitações para este período.

Um delas é em relação a antecedência da solicitação de visto em relação a data da viagem. Esta antecedência não é recomendada que ultrapasse os 90 dias, pois o consulado poderá não aceitar a solicitação de visto, por faltar ainda muito tempo para o embarque. Por isso, ATENÇÃO, já temos recebido algumas solicitações para o período com datas de embarque com esse prazo além do recomendado para solicitação, ou seja, acima de 90 dias.

Ainda assim, é importante deixar claro ao requerente que a data de validade do visto começa a contar a partir da data de emissão de visto e vence 6 meses depois.
Portanto, um visto emitido hoje, terá a sua validade máxima até + 6 meses (no caso de vistos de única ou múltiplas entradas). Os vistos de múltiplas entradas podem ter validade maior, porém é bem raro acontecer.

RESUMO

ANTECEDÊNCIA MINIMA RECOMENDADA 30 DIAS ANTES DA VIAGEM

(VISTO DE ÚNICA OU MULTIPLAS) E 45 DIAS ANTES DA VIAGEM (VISTO DE ESTUDANTE)

ANTECEDÊNCIA MÁXIMA RECOMENDADA 90 DIAS ANTES DA VIAGEM

PRAZO ESTIMADO DE ANÁLISE NO CONSULADO

- 2 A 4 DIAS ÚTEIS (MÉDIA)- VISTO DE ÚNICA OU MÚLTIPLAS ENTRADAS
- PORÉM PODE SER MAIOR DEVIDO A ANÁLISES MAIS CRITERIOSAS DO CONSULADO.

- 14 DIAS ÚTEIS (MÉDIA)
– VISTO DE ESTUDANTE - PORÉM PODE SER MAIOR DEVIDO A SOLICITAÇÕES EXTRAS (COMO EXAMES
MÉDICOS ENTRE OUTROS)

** PRAZOS ESTIMADOS QUEREM DIZER QUE O PROCESSO PODERÁ LEVAR MAIS TEMPO DEPENDENDO DE ANÁLISES DO CONSULADO, DOCUMENTOS PENDENTES E PRAZO DE ENVIO E RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS.

Nenhum comentário: