sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Trem na Europa: como comprar trechos avulsos


Se a sua viagem vai ter só um ou dois trechos de trem, você vai precisar comprar as passagens avulsas. (E se quiser comparar preços antes de decidir pelo passe ou pela compra de trechos por fora, vai gostar dos próximos links.)

No Brasil, pelas vias oficiais

Dá para comprar qualquer trecho aqui no Brasil mesmo, com seu agente de viagem ou direto nos representantes da Raileurope, como a TT Operadora. É fácil e seguro, mas tem um senão: há uma sobretaxa de emissão de 25 euros POR PASSAGEM, mais uma sobretaxa de comunicação (!!!) de 10 euros por operação. (Se você comprar uma passagem Paris-Londres, paga 25 euros de emissão e 10 euros de comunicação; se comprar duas passagens no mesmo trem, paga 50 euros de emissão e os mesmos 10 de comunicação).

O sistema de reservas e de tarifação é, aparentemente, o mesmo usado pela SNCF, a ferrovia da França, que é a ponta-de-lança da Raileurope. Até as tarifas promocionais já aparecem por aqui. A sobretaxa é que tira a graça da brincadeira: dá para achar, como eu achei, uma tarifa Paris-Amsterdã de 36 euros para janeiro -- mas quando você acrescenta os 35 euros de sobretaxa, não dá pra não ficar triste. Mas se você precisar muito emitir uma passagem -- porque vai chegar muito em cima da hora, porque não quer perder tempo em fila de guichê de estação, ou porque sua sanidade depende de sair de casa com tudo certinho, então encare esses 35 euros como uma taxa para não esquentar a cabeça. Caso você não se conforme, então vamos para a segunda opção mais fácil.

Na Europa, depois de chegar

Invista 45 minutos numa incursão a uma estação central, e todos os seus problemas ferroviários estarão resolvidos. Os atendentes das grandes estações são atenciosos e estão acostumados a atender gente do mundo inteiro. Leve num papel anotados os trechos e as datas e as faixas de horário que você deseja, e o funcionário vai achar a melhor tarifa para você. Ele só não tem como desencavar tarifas promocionais que já não estejam mais disponíveis; por isso, com quanto mais antecedência você puder comprar suas passagens, melhor. Mesmo que você não consiga mais tarifas muito promocionais, é provável que você pague menos do que se comprasse os mesmos trechos no Brasil (por causa das sobretaxas). Mas nada de viajar perigosamente, viu? Se você for viajar de trem em datas concorridas (feriados nacionais, começo ou fim de férias escolares, ou no dia de pegar o avião de volta), saia do Brasil com a passagem na mão.

Na internet

Antes de mais nada, é preciso entender que os sistemas de reserva e compra de trechos avulsos online não foram feitos para a gente aqui nos cafundós. Eles existem fundamentalmente para quem mora nos países servidos pelas cias. ferroviárias. Fora da Europa, o interesse delas é nos direcionar para os representantes internacionais, que vão então vender os passes ou os trechos avulsos com essas sobretaxas indecentes. A gente tenta comprar online de enxerido. Estejamos prontos, portanto, para os perrengues decorrentes do nosso excesso de iniciativa própria :-)

O primeiro indício de que não se trata de um mercado totalmente maduro é que não há metabuscadores. Ainda não apareceu nenhum Kayak ou Skyscanner de trem na Europa. Tampouco existe alguma agência online independente, tipo Expedia ou Travelocity. Todos os sites de busca e venda são ligados às companhias oficiais de cada país ou à Raileurope, o nome fantasia da união de cias. ferroviárias européias para consumo fora da Europa (e que usa a base de dados da SNCF, a ferrovia francesa).

Se você quer apenas consultar horários, tem duas opções. A mais fácil -- está em português e tudo! -- é a ferramenta do site da TT Operadora, que informa as rotas mais procuradas, com as conexões mais simplificadas. Para uma busca mais completa, o melhor é usar o site da ferrovia alemã (que acabou de ganhar um novo interface, um tiquinho menos complicado); ali está a mais completa base de dados da Europa, trazendo também os trajetos mais obscuros. Para a pesquisa dar certo, simule sempre viagens nos próximos 90 dias (em alguns casos, 60); depois dessa data pode haver muitos trechos que ainda não tenham entrado no sistema. O site da TT Operadora vai informar inclusive o preço para todos os trechos (que serão mais ou menos os mesmos anunciados pelo site da SNCF francesa). Já o site da Die Bahn alemã só informará preços de trechos que tenham a Alemanha como origem ou destino.

Para comprar as passagens avulsas direto nos sites das cias. européias, evitando a sobretaxa do representante brasileiro, você vai ter que usar os sites das cias. ferroviárias dos países envolvidos em cada trecho da sua viagem. Madri-Barcelona você só vai comprar na Renfe espanhola; já Barcelona-Nice pode ser comprado tanto na Renfe espanhola quanto na SNCF francesa. Os preços podem ser diferentes para o mesmo trem; por isso sempre é bom pesquisar nos sites dos países de origem e destino de cada trecho. Esses são os principais:

Espanha - Renfe (passo a passo)
Portugal - CP
França - SNCF
Itália - Trenitalia (passo a passo)
Alemanha - Die Bahn
Suíça - SBB
Holanda - NS
Londres-França-Bélgica-Holanda - Eurostar
França-Bélgica-Holanda-Colônia - Thalys
Reino Unido - National Rail

Todos têm versão em inglês -- e indiossincrasias próprias. Em alguns você vai conseguir imprimir os bilhetes em casa, em outros você vai poder pegar os bilhetes na estação, e em alguns casos você vai ter que dar um endereço no continente para receber as passagens pelo correio. Nossos cartões de crédito nem sempre funcionam -- às vezes por culpa das nossas administradoras, que bloquearam o uso em algum desses sites. (E não esqueça da regrinha dos 90 ou 60 dias -- além disso pode ser que os trechos -- e/ou os preços -- ainda não tenham entrado no sistema.)

De uma maneira geral, o trabalho de comprar online só compensa se você conseguir uma passagem descontada. Se é para pagar tarifa cheia, melhor deixar para comprar depois de chegar na Europa.

Na Renfe espanhola, procure as tarifas Estrella (descontada) e Web (a mais baixa). Na SNCF francesa, procure as tarifas Prem's, que são as mais baratinhas (para ver as tarifas promocionais destino por destino, clique aqui). No site da Die Bahn alemã, as "Savings fares" (as mais baratas para trechos de médio percurso saem por 29 euros, ida). Na Trenitalia, escolha no menu a tarifa "Amica", que sempre dá 20% de desconto.

Se precisar dar algum endereço de entrega na Europa, use o do seu hotel -- e avise por email (peça resposta) que você vai receber uma carta (ponha a data de chegada na segunda linha do endereço, tipo "Guest arriving February 10"). Ou então use o serviço de posta restante da cidade por onde você vai chegar (a correspondência é mandada para a agÊncia central da cidade, e você retira com o seu passaporte. Não é bom deixar a carta por mais de 1 mês à sua espera; ela pode ser devolvida ao remetente). Aqui vão alguns endereços de posta restante na Europa:

Lisboa: Posta Restante, Correios dos Restauradores, Praça dos Restauradores, Lisboa 1350-998
Madri: Lista de Correos, Plaza de Cibeles, Madrid 28000
Paris: Poste Restante, 52 rue du Louvre, Paris 75001
Milão: Fermo Posta, Via Cordusio 4, Milano 20123
Roma: Fermo Posta, Piazza San Silvestro, Roma 00186
Amsterdã: Poste Restante, Singel 250, Amsterdam 1012SJ
Frankfurt: Postlagernd, Zeil 90, Frankfurt/Main 60313
Londres: Poste Restante, Trafalgar Square Post Office, 24 William IV St, WC2N 4DL

Eu já consegui comprar passagens na Renfe espanhola (retirei na estação), na SNCF francesa (retirei na estação) e na Die Bahn alemã (recebi pelo correio em Paris). Muitos leitores levaram um baile do site da Trenitalia na hora de pagar. (Eu comprei direto na estação, então não posso dar o meu testemunho.)

Divirta-se :-)

Fonte: blog Viaje na viagem

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