segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Trem na Europa

Venho acompanhando no Blog Viaje na viagem uma série de postagens sobre os trens na Europa. Os posts contam com a análise do turista profissional Ricardo Freire a respeito de uma das opções de transporte mais características do velho continente, vale a pena conferir.

Vou colar os posts aqui no blog para que vocês possam acompanhar também.

post 1

Vai viajar de trem pela Europa?


Este post é o primeiro de uma série que atualiza e substitui o post mais acessado da fase anterior do Viaje na Viagem.

Não existe transporte mais genuinamente europeu do que o trem. É mais do que um meio de locomoção: pode-se ver nele a síntese da civilização européia.

O trem tem escala humana; é democrático e eficiente, e não subestima a inteligência do passageiro -- mas em compensação está envolto num caldo de cultura centenário que à primeira vista pode ser de difícil compreensão para nós que fomos educados em aeroportos e rodoviárias (volto ao assunto num dos próximos capítulos).

Chegar a uma cidade da Europa por uma estação central de trem é infinitamente mais bacana do que chegar pelo aeroporto.

Mas isso não quer dizer que toda e qualquer viagem de trem seja melhor do que uma viagem de avião ou de carro.

Viagens longas de trem tornam-se soporíferas ou, pior, claustrofóbicas. Não é verdade que a paisagem da janela sempre compense -- sobretudo no caso dos trens rápidos. Quanto mais rápidos vão ficando os trilhos, menos paisagem você vê -- porque as novas linhas ferroviárias de alta velocidade se parecem com auto-estradas, construídas em descampados, e a rapidez faz com que a paisagem se torne um borrão. Dez ou doze horas de borrão são para matar.

Também cultivo uma implicância toda especial com viagens noturnas. Trens são barulhentos; nas paradas luzes são acesas e pessoas carregam malas pelos corredores; suas malas podem estar numa prateleira do corredor, longe da sua vista mas ao alcance de qualquer espertinho; e é bem provável que você desembarque no seu destino cedo demais, com a cidade ainda fechada e o seu quarto de hotel não-disponível até o meio-dia. (Consigo imaginar poucas coisas piores do que chegar numa cidade não muito grande às seis da manhã, com tudo escuro e temperatura próxima ao zero, você maldormido e amassado, e seu quarto não está disponível).

Dito isso, aí vão as situações em que o trem é absolutamente imbatível e vai contribuir para deixar a sua viagem muito mais... européia.

- Viagens de trem de até 2 horas são uma delícia

Com um livrinho na mão (pode ser o capítulo da próxima viagem no seu guia), viagens de duas horas passam pá-pum. Quando cansar de estar sentado, é só ir até o vagão-bar e tomar um café ou um chopinho...

- Viagens de trem de até 4 horas são mais rápidas do que qualquer viagem de avião

Contando o deslocamento de/para os aeroportos, a antecedência de apresentação para o check-in e o tempo de espera para retirar as bagagens, uma viagem de 4 horas de trem leva o mesmo tempo total do que uma viagem de 1 hora de avião. Os procedimentos são todos mais simples e, fora da Itália (rsrsrs), é remota a possibilidade do trem atrasar significativamente.

- Toda viagem de trem é melhor do que viagem de carro pela auto-estrada

Se você está pensando em alugar carro para pegar auto-estrada, vá de trem. Auto-estrada na Europa não tem graça nenhuma, e a chegada e saída das cidades é complicada até para quem tem GPS. Quem pega trem não se estressa com nada e pode usar aquele tempo para descansar e ler sobre o próximo destino (em vez de ficar decifrando mapas). Se você quer alugar um carro para explorar as estradas vicinais de uma região pitoresca, o carro é insubstituível; mesmo assim, vá de trem até a cidadezinha principal dessa região e pegue o carro por lá (com o que você gastaria de gasolina para chegar deve dar para comprar as passagens de trem).

- Viagens de trem de até 1 hora e meia proporcionam bate-voltas perfeitos

Passeios a cidades que estejam a até 1 hora e meia de trem são agradabilíssimos: você chega descansado e sem bagagem ao centro da cidade, e começa a curtir a partir do instante em que põe o pé para fora da estação, sem se preocupar em achar o caminho do hotel.

Aguarde os próximos capítulos:

- Os passes de trem valem a pena?
- Como comprar passagens avulsas de trem?
- Como proceder nos trens europeus?

Nenhum comentário: