terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Trem na Europa - Eurailpass vale a pena?


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Essa é daquelas perguntas com múltiplas respostas corretas.

Digamos assim. Se você comprar o passe certo, vale a pena. Se você não quer arriscar a pagar caríssimo por passagens de última hora na Europa, nem quer se aventurar a comprar trecho por trecho pela internet em sites estrangeiros, supervale. E se você se recusa a fazer milhares de contas e ficar contando tostões, então o Eurailpass foi feito para você.

Agora: se você é rato de internet e precisa (ou se diverte em) buscar o preço mais baixo, então espere pelo capítulo "como comprar trechos avulsos".

O que é o Eurailpass

É um passe de trem vendido fora da Europa, para turistas não-residentes no continente, em inúmeras modalidades, cobrindo de 3 a 16 países europeus. No Brasil pode ser comprado com qualquer agente de viagem, ou direto nos seus representantes, como a TT Operadora.
A imensa maioria das suas versões proporciona "x" dias de viagem de trem, contínuos ou alternados, durante um período de tempo e um espaço determinados -- por exemplo: 5 dias estanques de viagem de trem durante 1 mês corrido por 4 países previamente definidos.
A Inglaterra não participa do programa, e a travessia do canal da Mancha pelo Eurostar é paga à parte (com um pequeno desconto).

Na ponta do lápis, cada dia de viagem sai entre 40 e 60 euros, o que está numa boa média para a Europa do Norte -- mas no Sul (Portugal, Espanha, Itália) só compensa em percursos longos. Em outras palavras: passagens compradas de última hora para trechos de curto ou médio percurso devem custar mais caro do que a média do Eurailpass no norte da Europa (França para cima), porém mais barato no sul e leste da Europa.

Aspectos práticos

Antigamente bastava ter um "Europass" para entrar em praticamente qualquer trem nos países cobertos. Hoje não é mais assim: é preciso reservar assento na maioria dos trens expressos e em praticamente todos os trens internacionais. Ou seja: mesmo com o passe, você vai precisar dar uma passadinha no guichê da estação para fazer a reserva do trecho seguinte. Fora o preço do passe, há suplementos: 25 euros de emissão (taxa única), entre 3 e 18 euros por reserva de assento a cada trecho (a reserva mais cara é nos trens rápidos da Itália, chamados Eurostar), e entre 20 e 30 euros por um beliche (couchette) nos trens noturnos. Se você vai a Londres, acrescente também uns 50 euros para a travessia pelo túnel.

Os passes que eu recomendo

Se você ler o capítulo anterior (Vai viajar de trem pela Europa?) vai ver que eu sou contra trechos muito longos de trem, e acho que uma viagem noturna só deve ser feita em ultimíssimo caso. Por isso não recomendo os passes que cobrem a Europa inteira; se você quer ter um gostinho de cada canto da Europa numa mesma viagem, sugiro usar o avião para os trechos longos (inclua os vôos intra-europeus na sua passagem intercontinental ou vá de low-cost).
Os passes ficam mais apetitosos quando você está pensando em viajar por França ou Alemanha e seus vizinhos (Holanda/Bélgica, Suíça, Áustria).

Ponha o seu roteiro no papel e veja por quantos países você vai passar (lembre-se que Holanda, Bélgica e Luxemburgo contam como um país só, o Benelux), e quantos dias de viagem você vai precisar. Daí é só procurar nesta página o passe que encaixa no seu itinerário.
O Eurail Selectpass de 6 dias por 3 países (digamos: França, Benelux e Alemanha) sai 360 euros para uma pessoa viajando sozinha (60 euros por dia de viagem em primeira classe) e 304 euros para quem viaja em dupla (50 euros por dia de viagem em primeira classe). Um bom itinerário: Munique-Rothenburg ob den Tauber-Munique; Munique-Berlim; Berlim-Colônia; Colônia-Amsterdã; Amsterdã-Bruges-Gent; Gent-Bruxelas-Paris.

O melhor custo x benefício, porém, é oferecido pelos passes de dois países ("regional passes") ou de um país só ("national passes"). Por um motivo: esses passes têm versão 2a. classe, o que barateia bastante a brincadeira. O passe Alemanha-França de 8 dias sai 356 euros para quem viaja sozinho (45 euros por dia de viagem em 2a. classe) e 311 euros para quem viaja em dupla (39 euros por dia de viagem em 2a. classe). O passe Benelux-Alemanha de 8 dias sai 290 euros para quem viaja sozinho (36 euros por dia de viagem em 2a. classe) e 231 euros para quem viaja em dupla (28 euros por dia de viagem em 2a. classe).

O passe interno da Alemanha de 10 dias sai 296 euros para quem viaja sozinho (30 euros por dia de viagem em segunda classe) e 220 euros para quem viaja em dupla (22 euros por dia de viagem em 2a. classe). No passe de 9 dias pela França, quem viaja sozinho paga 314 euros (35 euros por dia de viagem em 2a. classe) e quem viaja em dupla, 264 euros (30 euros por dia de viagem em 2a. classe). São passes que garantem em todos os trechos a tarifa mais promocional oferecida pelos sites das ferrovias francesas e alemãs.

(Mas eu não investiria num passe interno da Itália, não, devido aos suplementos -- a 15/18 euros extras para subir no Eurostar italiano, a economia vai para as cucuias. Os preços dos passes intra-espanhóis tampouco são tentadores; muitas viagens são baratíssimas mesmo compradas à parte.)

Moral da história: é não só mais gostoso, como também mais barato, explorar de trem uma região do norte da Europa de cada vez.

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