segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Projeto do ônibus do futuro

Essa quem me mandou foi Chris, diretora da Cia do intercâmbio:

Ônibus do futuro procura investidores
Com motor ecológico, meio de transporte londrino impressiona pelo visual
Ricardo Tadeu


Hugh Frost acredita que já está na hora de mudar os tradicionais ônibus londrinos, conhecidos pelo visual atípico e simpático. Com isso, ele elaborou o conceito FreightBUS, que está a espera de investidores para se tornar realidade. O projeto consiste, basicamente, em produzir um meio de transporte mais confortável e, sobretudo, que respeite o meio ambiente. No entanto, o projeto não é para um futuro próximo, já que a cidade precisaria de mudanças nas vias e pontos para que o novo ônibus seja utilizado.


Até 150 pessoas podem viajar sentadas no FreightBUS, sendo 52 delas no segundo andar.
No papel, o modelo utiliza tecnologia avançada, como a adoção de um propulsor híbrido. Há um motor elétrico, movido a baterias de hidrogênio e outro movido a combustão. Trata-se de um 2.0 litros que pode ser abastecido com gasolina ou gás natural veicular, o GNV. No entanto, a Frost sonha em utilizar o modelo sem emissões de poluentes. Para isso, ele estuda a utilização de pequenos motores elétricos localizados em cada roda. Segundo o idealizador do projeto, isso seria 50% mais eficiente do que a utilização de apenas um motor.



Inventor procura investidores para levar seu conceito de ônibus para as ruas
Em termos de infra-estrutura e design, o FreightBUS impressiona ainda mais. Ele é capaz de transportar até 150 pessoas, sendo 52 no segundo andar e com vista privilegiada. O visual segue o estilo “pão de forma”, com linhas retas e pontas arredondadas. As rodas ficam escondidas por capas na cor da carroceria e os faróis contam com leds. A entrada mais parece a recepção de um hotel de luxo, com direito a tapete vermelho e espelhos.

Fonte: site do Auto Esporte

Nenhum comentário: