segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Trens na Europa

Segue algumas dicas para quem pretende viajar de trem na Europa:

Dicas:

1- Lembre-se de validar o passe na primeira estação. Tenha cuidado de não escrever nada sobre seu passe antes da validação.

2- As principais cidades da Europa podem ter mais de uma estação de trem. Verifique de qual estação sai (ou chega) seu trem.

3- Os trens noturnos são uma opção muito conveniente para unir longas distâncias: permitem economizar tempo e dinheiro, já que se viaja enquanto dorme e poupa a noite de hotel. IMPORTANTE: para quem usa os passes que contam por dia, como por exemplo o Europass, uma viagem noturna conta como 2 dias a serem debitados.

4- Nas viagens noturnas internacionais é provável que você tenha que entregar seu passaporte e seu passe ao funcionário do trem ao embarcar. Eles se encarregarão de realizar os trâmites migratórios durante a noite e devolverão o passaporte na manhã seguinte quando chegar ao destino.

5- Se planejar viajar numa sexta-feira à noite, realize sua reserva com antecedência já que tradicionalmente há mais demanda que em outros dias.

6- Se não tiver feito as reservas antecipadamente, recomenda-se que ao chegar em uma cidade, você já faça a rererva do trecho seguinte. Assim você não corre o risco de passar uma noite no banco da estação porque todos os trens para seu próximo destino já estavam lotados e os hotéis também devido a algum evento local.

7- Para os passes que são regidos pela regra das 19h - se um trem noturno direto inicia a viagem após às 19h e termina a viagem na manhã do dia seguinte, você deve marcar apenas a data do dia da chegada; isso se não realizar nenhum outro trajeto naquele dia da partida do trem, ou o trem noturno não possuir nenhuma conexão antes da meia noite. O que significa que poderá viajar ainda durante todo o dia de chegada.

Tipos de passes:

Existe várias opções para diversos perfis de viagens: dias corridos ou intercalados dentro do período de dois meses; passes globais, que permitem percorrer até 20 países; passes regionais ou de países específicos; diferenças por faixa etária e para viagens individuais ou em grupo. Em alguns casos ainda, talvez valha a pena comprar e reservar os trechos avulsos.

Como escolher? Faça um roteiro dia-a-dia da sua viagem (ainda que você não pretenda cumpri-la à risca).

Nenhum comentário: