sábado, 11 de outubro de 2008

Correspondente internacional High School EUA

Segue o depoimento de Camilla de Paula, uma de nossas estudantes do grupo de High School EUA 2008. Camilla conta com mais detalhes como está sendo a sua experiência em um dos programas mais legais de intercâmbio cultural:

Fazer intercâmbio realmente eh uma experiência única, e minha certeza que cada momento aqui vale muito a pena só aumenta, independente de adversidades ocorridas. Quando fiz minha incrição pra o High School EUA, eu jamais pensaria em ficar no Texas, muito pelo contrário, eu queria ficar na costa leste. Pra minha surpresa minha host family chegou no dia primeiro de março e o lugar que eu iria ficar era no Texas! Logo veio a minha cabeça mtas fazendas, fim de mundo e nada pra fazer. Despois que conheci minha família pelo msn e telefone agradeci mil vezes por ter que ficar no Texas, pois não importa onde vc esteja, e sim quem vc tem. Se eu pudesse escolher minha família ela não seria tão perfeita como a que eu tenho agora.

Aqui eh muito bom, minha primeira semana foi maravilhosa, já na segunda veio a notícia que eu teria que viajar pq talvez um furacão estivesse a caminho do meu estado, mais especificamente da minha cidade que fica mto perto da costa. Eu não tinha idéia da dimensão do que estava acontecendo, e numa atitude imatura pensei: "Legal, vou viajar e conhecer novos lugares!". Até aí tudo bem, peguei algumas roupas e viajei com minha família, deixando pra trás o que realmente importava: fotos dos meus entes queridos e alguns documentos importantes.


Um dia antes do furacão chegar, meu host dad me abraçou e disse "Camilla, o furacão está na categoria cinco, maior que o Katrina, mais por favor não se preocupe que o que importa eh que vc tá bem e está conosco!". Só aí eu cai na real e entrei em desespero junto com a minha host sister que tentava não chorar na minha frente para não me preocupar.

Por sorte ou não, o furacão parou na Louisiana e na minha cidade nada aconteceu. Quando eu pensei que tinha acabado a tormenta, outro furacão imergiu no Golfo México, esse sim tirou o sono de muita gente, o Ike veio com força total e deixou o Texas embaixo d'agua, e esses dias eu estou com meu outro amigo intercambista ajudando as pessoas que perderam suas casas. Comigo está tudo bem, em um mês eu aprendi e amadureci o que eu esperava pra o tempo de dez meses, eu aprendi o verdadeiro valor da família, e passei por uma experiência que raramente eu passaria pelo Brasil, aprendi a forca e a grandeza que um furacão tem. Isso tudo me rendeu uma longa viagem pelo Arkansas e Tennesse, que foram maravilhosas, onde conheci mtos lugares bacanas, muitos shoppings(KKKKKK) e me aproximou da minha host family, especialmente da minha host sister.

Agora só me resta torecer que não aconteca mais nenhum furacão e que minhas viagens sejam planejadas e completamnte tranquilas!

Camilla de Paula.

Nenhum comentário: