segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Que aeroporto escolher na hora de comprar o seu vôo barato em uma companhia aérea de baixo custo na Europa? (Low Coast)

Com as férias chegando se aproxima o melhor período para brasileiros turistarem e mochilarem pela Europa.

Segue uma dica ótima para os interessados nas passagens aéreas Low Coast, opção que vale muita a pena e que é muito comum no velho continente.

Para ilustrar melhor as dicas vamos utilizar Londres como exemplo:


"Se você estiver chegando do Brasil, ou de qualquer outro lugar, voando por uma companhia aérea regular (por exemplo: British Airways, Ibéria, Air France, Lufthansa, KLM...), não haverá dilema. Você desembarcará todo faceiro em Heathrow, o maior aeroporto de Londres, e poderá chegar ao centro rapidinho usando a linha Piccadilly do metrô.

O aeroporto tem três estações (uma para os terminais 1, 2 e 3 e outras duas nos terminais 4 e 5) e o bilhete simples até o centro custará em torno de 4 libras (7 dólares). Se for usar bastante o metrô durante a sua visita, vale muitíssimo a pena comprar um travel card (um passe para um dia inteiro ou para vários dias) logo de cara, já que os bilhetes simples londrinos custam os olhos da cara. Veja aqui as informações sobre o transporte na cidade.

Em tempos de crise, porém, voar dentro da Europa fica muito menos pesado para o bolso com as companhias de baixo custo. E por mais que o preço do petróleo tenha feito que as promoções malucas (já fui de Barcelona-Girona a Londres por 0,01 euro mais taxas, pela Ryan Air) ficassem mais escassas, elas ainda aparecem aqui e acolá. Para quem reservar até domingo, por exemplo, todos os vôos da Ryan Air saem por 10 euros, mais taxas. A companhia opera N linhas dentro da Europa e também no norte da África.

Na hora de comprar a sua passagem para ou de Londres pela Ryan Air, pela Easy Jet e por tantas outras companhias aéreas “sem frescuras”, você encontrará um dilema: aeroporto de Gatwick, Luton ou Stansted?Por ordem de distância em relação ao centro da cidade, Gatwick é disparado o mais perto, seguido por Luton e Stansted. Mas essa informação não é suficiente para resolver o seu problema. Como atravessar Londres é uma árdua – e cara – tarefa, o aeroporto mais adequado será aquele que estiver na região à qual você se dirige.

Os aeroportos estão estrategicamente distribuídos ao redor da cidade. Gatwick fica ao sul. Luton a noroeste. E Stansted a nordeste. Depois de fazer a besteira de selecionar o aeroporto levando em consideração apenas o preço (por diferenças ínfimas), aprendi que as coordenadas são o fator crucial na hora de tomar a decisão. Há vários trens saindo de Gatwick, com os quais é facílimo e rápido chegar a Victoria Station, a partir de onde é moleza ir a qualquer lugar da cidade usando o metrô. O Gatwick Express demora apenas meia hora para chegar lá e o bilhete simples custa 16,90 libras (30 dólares). E aqui vem um belo achado: se você não estiver com pressa, pegue o trem Southern até a estação de Clapham Junction e de lá mude para o trem que vai até Victoria. Você vai demorar em media 45 minutos para cumprir todo o trajeto, mas o bilhete custará apenas 10,90 (18 dólares), uma BELA economia.

Na estação de trem de Gatwick há um guichê de informações com funcionários simpáticos que podem ser de grande ajuda caso você não consiga “se achar”. Luton fica bem mais longe do centro de Londres (veja o post do Riq com detalhes sobre o desembarque neste aeroporto). Mas pode, sim, ser uma boa para quem vai se hospedar no norte da cidade, por exemplo em Camden Town.

A maneira mais rápida de chegar a Londres (na estação St. Pancras) é usando o serviço First Capital Connection. Entre o ônibus que faz o trajeto do aeroporto até a estação, mais a viagem de trem propriamente dita, você levará uns 45 minutos. E o bilhete só de ida sai por 10,90 libras (18 dólares). Achou caro? Então pegue o Easy Bus, que vende tíquetes a partir de 2 libras (3,5 dólares) para quem comprar com antecedência. ATENÇÃO: O Easy Bus também opera linhas para Gatwick e Stansted, mas tenha em mente que nos horários de pico o trânsito é um inferno.

Stansted é o aeroporto ideal para quem se dirige aos bairros moderninhos de East London, como Shoreditch e Bethnal Green, já que os trens e ônibus que levam ao aeroporto saem de Liverpool Street sation, ali ao lado. Com o trem Stansted Express é possível chegar a Liverpool Street em 45 minutos. Mas o tíquete para ir por via férrea é salgado: 17 libras (29 dólares). Menos mal que há várias alternativas. Entre elas, o busão Terravision Airport Shuttle, que custa 9 libras por trajeto (15 dólares). DICA: Não tenha preguiça de explorar o site dos aeroportos, que têm informações completas sobre todas as alternativas de transporte (além das estações mais próximas, muitos serviços também cruzam a cidade, caso os preços das passagens em determinado aeroporto sejam irresistíveis)."

Fonte: blog Achados - Adriana Setti - 16/10/2008

Nenhum comentário: