quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Curiosidades - TIPS

Olá gente, tudo bom com vocês?

Depois de um tempo sem postar por aqui, porque também merecemos umas férias, voltamos com tudo para deixar vocês cada vez mais informados sobre nosso assunto preferido: VIAGEM!!
E a partir dessa semana vamos dar inicio a uma serie de curiosidades de outros países que nos parecem um pouco "estranho"quando viajamos mas que para eles é totalmente normal, e por isso, algumas dessas curiosidades são importantíssimas antes de você ir para algum lugar desconhecido e não pagar MICO. Vamos nessa?

Hoje nossa postagem é uma mistura de boa e má noticia, pois hoje nosso assunto são as TIPS!! Primeiramente o que são as TIPS? na verdade as TIPs são nada mais nada menos do que a famosa GORJETA aqui no Brasil. Essa taxa ela é cobrada pelo serviço e atendimento oferecido pelo estabelecimento e deve ser paga se assim o consumidor achar que deve, se ele sentir satisfeito com o que foi oferecido, é uma taxa que não é obrigatória aqui no BRASIL, na verdade aqui é até ilegal se cobrada sem o devido aviso aos consumidores, e há ate quem entenda que mesmo com o aviso ela ainda se torna uma pratica abusiva, pois esta obrigando o consumidor a pagar por um serviço/atendimento mesmo que ele não goste e ache que não merece a retribuição extra.
É comum hoje no Brasil nós encontramos o famoso 10%, onde há lugares que é cobrado e outros não, deixando a vontade o consumidor. Mesmo quando a taxa é imposta muita gente acaba não se incomodando e paga por ela, mas se deixar a vontade, muita gente aqui no Brasil acaba NÃO pagando, e isso faz com que cada vez mais aqui os estabelecimentos incluam na sua conta a taxa dos famosos 10%, e assim garantam uma quantia a mais para manterem o seus serviços oferecidos.

Isso acontece em parte nos outros paises ai pelo mundo, na verdade a finalidade, a função das TIPS ( gorjetas) é a mesma, serve também para retribuir o serviço/atendimento oferecido pelo estabelecimento, porem a grande diferença lá é que não existe a modalidade "obrigatória" de pagamento, lá não se tem os famosos 10% ja inclusos na conta, e o consumidor fica livre para pagar se achar necessário ou não. Porém o significado da palavra "livre" ai deve ter uma ressalva, o que acontece na verdade é que mesmo "livre" para pagar ou não, as Tips acabam sendo uma OBRIGAÇÃO, como assim? O que acontece por lá é o seguinte: os consumidores são livres para pagar as tips ou não, mas culturalmente eles são obrigados a pagar, então mesmo que você não queira pagar você paga, é como os 10% inclusos, só que de uma forma diferente, entenderam? E é uma falta de educação enorme você não pagar as Tips, eles realmente esperam por isso, então prestem atenção...Sempre que chegar sua conta em algum bar, restaurante, ou algo do gênero, sempre acrescente um pouco mais de dinheiro da sua conta e dependendo de quanto não espere o troco, pois eles vão interpretar como as TIPS, e nunca dê exatamente o valor que sua conta deu, porque eles vão esperar o restante... ok?
Na verdade isso por lá já vem ate estipulado nos contratos de emprego, se geralmente você trabalha em uma lanchonete e é garçom o seu salario por hora( como eles remuneram por lá) é mais baixo do que quem trabalha com o caixa, pois quem é garçom além do salario recebe as TIPS!

Abaixo nos temos uma tabelinha que poderá ajudar vocês na hora de viajar, e não esqueçam, que isso faz parte da cultura, e que devemos respeitar certinho?

Então "boa" sorte para vocês, sejam generosos com quem acham que merece, e não tentem ser "espetos" e não querer pagar as TIPS porque isso não é educado.
Se divirtam, e aprendam com as diferenças.


Nenhum comentário: