segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Visto para o México mais fácil. Agora pela internet!


Consulado do México vai emitir visto de turista pela internet

Quem quiser ir ao México como turista não precisará mais ir até o consulado do país para conseguir tirar o visto. O órgão se prepara para emitir o documento diretamente pela internet. O "waiver", ou autorização eletrônica, poderá ser usado para entrar apenas uma vez no país. Ainda não há data definida para o sistema começar a funcionar.

Desde 2005, o México retomou a exigência de visto de entrada no país para brasileiros, a pedido do governo norte-americano, que alegava questões de segurança. A exceção, em vigor em maio deste ano, é para brasileiros com visto americano.

O período de validade do visto para o México é determinado pelo oficial de imigração de acordo com a documentação apresentada e o objetivo da viagem.

A autorização pode valer, por exemplo, apenas pelo período da viagem programada. Turistas frequentes ou de negócios podem obter vistos com duração de até 10 anos.

Os vistos mais longos ainda terão de ser emitidos diretamente no consulado.

O "waiver" será permitido apenas para quem quiser fazer uma única viagem de turismo ao México, e terá validade apenas durante o período daquela viagem.

Atualmente, o consulado mexicano em São Paulo, no Jardim Europa, na zona sul da cidade, atende a 80 pedidos de vistos diariamente.

É necessário agendar a entrevista pela internet. Geralmente, ela é marcada para o dia seguinte.

O visto pode ser retirado algumas horas depois de a entrevista ser realizada.

Atraídos especialmente por destinos turísticos como Cancún, o fluxo de brasileiros para o México cresceu 58% entre janeiro e abril deste ano ante o mesmo período do ano passado.

O país agora quer estimular também o turismo de brasileiros em roteiros culturais e históricos do país.



Fonte: Folha.com

2 comentários:

alexandra disse...

Já tive dos visto negado para os estados unidos. Será que terei problema em conseguir o visto mexicano? Inclusive tive um agora recentemente esta semana.

Só pretendo viajar para o méxico ano que vem.

Unknown disse...

Oi Alexandra. Se você conseguir preencher todas as exigências do consulado mexicano provavelmente não terá problemas com o visto. Mas é interessante que você leia e estude com atenção o processo de aplicação, porque há a possibilidade do visto ser negado caso você se descuide.