quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Japan Rail Pass

Ótima dica para quem pretende fazer um tour pelo Japão.

Post retirado do blog Viaje na viagem

Japan Rail Pass

"4 de fevereiro de 2005. Se você quer viajar um pouquinho pelo Japão, o Japan Rail Pass é um excelente investimento. Por US$ 280 315* (praticamente o preço de uma passagem Tóquio-Kyoto ida e volta), você tem direito a 7 dias de viagens ilimitadas pelos trens da Japan Rail (JR — ou “Djêi Ár”, em japonês).

Mesmo enquanto você ainda está em Tóquio, você pode usar o passe para fazer passeios aos arredores – por exemplo, a Nikko (templos, macaquinhos) e a Odawara (onde você compra outro passe para ir a Hakone e ver o Monte Fuji). E não só isso: o passe dá direito à Linha Yamanote, o trem metropolitano que é a maior mão-na-roda para você se deslocar por Tóquio. (Nas linhas do metrô convencional, no entanto, você vai precisar comprar passagem.)

Nenhum passe de trem europeu entrega tanto por tão puco. Mas o bacana do passe da JR talvez não é só a economia. É que, com ele na mão, você não entra pela “roleta”, como os outros mortais – você vai pelo ladinho das catracas magnéticas, mostra o passe para o chefe da estação conferir a data, e pronto: arigató gozaimashté, é só passar. Você está no país mais igualitário do mundo, mas basta aparecer uma catraca que você vira VIP. Hai!

Japan Rail Pass

O passe só está à venda fora do Japão, por vendedores credenciados (eu comprei por meio do meu agente de viagem). Vem em duas categorias: Green (equivalente à primeira classe) e Ordinary (segunda classe). Eu viajei de Ordinary, sem problema nenhum. Dá para reservar assento sem pagar nenhum suplemento: basta se dirigir a um guichê específico do JR Pass, onde você é muito bem atendido em inglês (eu cheguei com uma listinha de horários previamente pesquisados e deu tudo certo, fiz tudo de uma vez só). Pesquise horários neste site aqui.

A única desvantagem do JR Pass é que você precisa andar o tempo todo com o seu passaporte — que pode ser pedido a qualquer momento pelo chefe de estação para ver se o passe é seu mesmo. Em seis dias, ninguém pediu o nosso. Mas foi bom para ter a sensação de andar por aí com o passaporte no bolso, sem ter absolutamente nenhum receio de ser assaltado.

*O valor em yen do passe de 7 dias continua o mesmo de 2005: 28.300 yens; a diferença em dólar é por conta da valoriação da moeda japonesa."

Nenhum comentário: