terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

10 coisas essenciais que você precisa saber antes de viajar pela Indonésia

Segue um post bacana que li no blog Achados, da Adriana Setti. Até porque as dicas nunca são demais...

"É perigoso fazer generalizações quando se trata de um país pulverizado entre mais de 17 mil ilhas. Mas depois de visitar a Indonésia por três anos consecutivos, e tendo viajando por regiões tão diferentes como Bali, Komodo, Flores, Lombok e Sulawesi, já arrisco dar uns toques para quem deseja se aventurar por esse universo de praias, loucuras submarinas e frenesi cultural que é um dos destinos mais completos e inesgotáveis do mundo.

1. Bali não é Indonésia. Apesar de fazer parte do país, tecnicamente falando, a ilha é um universo à parte, tanto na religião (é a única hinduísta do arquipélago) e na cultura, quanto no “modo de usar”. Em outras palavras, Bali é um parque de diversões gigante e com todas as facilidades para o viajante. Fora de Bali, a realidade é um pouco mais complicada (sendo otimista).

2. Com exceção do eixo Java-Bali-Gili Islands-Lombok, o resto do país é um mundo de possibilidades ainda muito pouco exploradas pelo turismo. Se você gosta de descobrir lugares novos e pouco batidos, a Indonésia é um verdadeiro oásis no cansado Sudeste Asiático.

3. O maior desafio indonésio é o deslocamento. Por terra, hay que tener cojones. Ou pelo menos muita, mas muita paciência. Em ilhas como Flores e Sulawesi, qualquer 50 quilômetros podem levar hooooras por estradas precárias e curvilíneas, em ônibus caindo aos pedaços ou lotações conduzidas por motoristas insanos com música alta invariavelmente maltratando os tímpanos. Regra número um: se houver uma alternativa por água ou ar, agarre-a como se fosse a arca de Noé.

4. Não tenha muito apego a datas e um itinerário fixo. Ferrys atrasam (ou são cancelados) e aviões idem.

5. Garuda, Lion Air e Air Asia são as melhores companhias aéreas operando dentro do país. Fora elas, a qualidade é ladeira abaixo. Para as rotas menos batidas, prepare-se para voar em aviões pequenos operados por empresas que não têm nem página web.

6. A Indonésia, em geral, é um país seguro, onde armas e violência não fazer parte do cotidiano (obviamente excluindo Jakarta, que tem os problemas de qualquer megalópole subdesenvolvida). Os maiores perigos são os desastres naturais: terremotos, tsunamis, etc.

7. Em geral, o inglês é falado por um numero surpreendente de pessoas, até mesmo em lugares remotos. No entanto, saber algumas palavras em bahasa (todos falam bahasa apesar do país ter outros N idiomas e dialetos no cardápio) pode poupá-lo de várias roubadas. Uma boa ideia é estudar os números, essenciais para negociar preços, saber horários de ferrys, etc. (Aprendi a contar em bahasa e isso me ajudou em várias ocasiões em que a barreira lingüística atingiu a espessura de uma muralha).

8. O país tem diferentes épocas de chuvas, dependendo da região. Estude o clima com lupa antes de ir para não fica na mão. Surfistas e mergulhadores devem redobrar o cuidado, já que ir na época errada significa perder viagem.

9. Famoso como “o maior país muçulmano”, a Indonésia também tem uma grande variedade de outras religiões. No norte do Sulawesi, por exemplo, a maioria é católica, e há uma igreja atrás da outra. Tirando algumas regiões de conflito aqui e ali, em geral a convivência entre todos é pacífica e, para turistas, não há uma grande neurose quanto à maneira de vestir ou dificuldade para encontrar uma cervejinha para tomar. Basta manter o bom senso: numa vila de pescadores muçulmanos, não vá ficar desfilando de biquíni, por favor.

10. A Indonésia é um país de gente sorridente e amável. É normal que um estranho se aproxime para perguntar onde você vai ou de onde vem. Isso é apenas uma maneira de demonstrar interesse e puxar conversa. Deixe-se levar."

2 comentários:

Pedro Henrique Motta disse...

Muito interessante, dicas bem legais, super úteis para quem gosta de viajar bastante ou pelo menos estar antenado com outras culturas.

Unknown disse...

Obrigado Pedro Henrique. Abraço