quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fedro - Guia de bolso das livrarias de Buenos Aires

Fonte: Direto de Buenos Aires

por Marcelo Barbão em 20/01/2010 às 20:01

img_6705

Nunca imaginei que um livrinho muito pequenininho, de menos de 200 páginas, formato pocket, pudesse mudar minha vida aqui em Buenos Aires. Mas mudou. Já tinha falado dele, mas por vários motivos, ainda não tinha comprado.

Mas o fim de semana consegui encontrá-lo numa das minhas livrarias favoritas da cidade. O livrinho chama-se “El libro de los libros” e é um guia com todas as livrarias da cidade de Buenos Aires. E ali você encontra as 372 livrarias que essa cidade abriga.

img_6706

Digam agora que Buenos Aires não é uma cidade literária e eu mostro o guia para provar. E agora fique obcecado em conhecer todas as 372. O mais legal é que o guia ainda mostra as especializações de cada uma, se têm cafés, se são históricas. Entre todas, 16 são destacadas, merecendo uma página dupla e ilustrações do artista plástico Guillermo Dinwoodie.

img_6710

O guia está em espanhol e inglês, quem sabe com o aumento do turismo brasileiro, eles não resolvem lançar uma versão em português? Quantos leitores do blog gostariam de comprar um?

Bom, o post também é para falar da livraria Fedro, a mais legal de todo o bairro de San Telmo, a Fedro. Ela fica bem em frente ao famoso Bar Federal, já tratado aqui no blog. O mais legal ao entrar na livraria é que você pode ser recebido (se ele quiser, claro), pelo Morrissey, o gato simpático e amigo que vive ali entre os livros. Ele é tão famoso que aparece até nos marcadores que a livraria distribui.

img_6712

A Fedro tem tudo de bom numa livraria – na minha opinião – prateleiras acessíveis, vendedores pouco invasivos, um lugar para sentar e ficar folheando. No fundo, ainda é possível encontrar uma boa seleção de bons CDs de música argentina. A livraria ainda tem bons eventos acontecendo nas noites da semana.

O que não dá para fazer é aproveitar a feira de domingo na “Calle Defensa” porque a livraria funciona de segunda a sábado.

img_6715

Fedro
Carlos Calvo 578
http://fedrosantelmo.wordpress.com/

PS: para quem quiser organizar antes as visitas às livrarias, o livro pode ser acessado gratuitamente aqui: http://issuu.com/gindij/docs/el_libro_de_los_libros.pdf?mode=embed&layout=http://skin.issuu.com/v/color/layout.xml

Nenhum comentário: