quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Albergues: 10 razões para se hospedar neles (ou rever os seus conceitos)

Fonte: Viajar bem e barato

por Rachel Verano em 06/12/2009 às 20:28

calling

O lounge modernete e cheio de charme do Lisbon Calling Hostel, em Lisboa

Foi-se o tempo em que os albergues eram coisa de gente guerreira disposta a encarar um dormitório cheio de gente, um banheiro geralmente sujo e com fila, uma bagunça adolescente preguicinha. Hoje há um monte de albergues em todo canto do mundo que reúnem tudo o que todo viajante mais quer: ambientes coloridinhos e de design, boa localização, funcionários felizes que gostam do que fazem (muitas vezes turistas que foram ficando, ficando) e um super astral. Eu mesma tive que rever meus conceitos – um certo trauma alojou-se num compartimento do meu cérebro depois de uma viagem pelos Estados Unidos quase 15 anos atrás. Hoje, banheiras entupidas com cabelos alheios, quartos horrendos de luz branca e cozinhas com cara de colégio interno graças a deus fazem parte do passado. E porque vale a pena se hospedar num albergue? Porque…

1) é geralmente muuuito mais barato.

Tá. Parece óbvio. Mas não é tanto assim (justamente pelos outros motivos abaixo). Comparando com um hotel turístico na mesma cidade, o bolso vai sempre sair ganhando no albergue.

2) a maioria tem quartos duplos ou individuais. E com banheiro privativo.

Perfeito para quem acha que não tem mais “idaaadjeeee” para clima de excursão de colégio. Cá entre nós: é bom poder chegar de madrugada, acender a luz, ligar o computador, enfim, ter uma privacidade básica. E o melhor é que os quartos não deixam a dever a quartos de hotel. Já fiquei em albergue que tinha mil amenities no banheiro e várias toalhas e edredons cheirosos.

harmony

Quarto chinese style do Harmony Backpackers, em Pingyao, na China

3) sempre há ambientes comuns, como em casa.

Todo albergue tem uma área comum. Pode ser uma sala, uma varanda, um pátio, um restaurante. E o melhor de tudo é que a tendência é que sejam ambientes coloridos, bonitinhos e até de design. Salas com lareira, bibliotecas com rede e cantos cheios de almofadas são perfeitos para passar o tempo quando você já cansou de perambular e não quer ficar entre quatro paredes.

academy

Living do Academy Hostel, em Florença

4) sempre tem internet. E geralmente de graça.

Mais um ponto fundamental na minha opinião. A internet sem fios de graça é um item super comum em qualquer albergue. Mas geralmente não vem sozinha. Quase todos que conheci tinham também alguns computadores para os hóspedes a preços irrisórios.

5) você conhece gente legal do mundo inteiro.

Isso não mudou. É a razão que desde sempre leva milhares de turistas aos albergues. Você só continua a fazer programas sozinho se quiser muito.

6) você pode trocar livros na (quase sempre bacana) biblioteca.

As bibliotecas dos albergues vão se formando com doações dos viajantes. E são mantidas pelas trocas de livros. A legal é que você encontra livros legais (com sorte clássicos sobre aquele destino) em vários idiomas.

poets

Livros do Lisbon Poets, em Lisboa

7) é o melhor lugar para você descobrir as coisas baratas da cidade.

Só num albergue você fica sabendo que pode pagar metade por um serviço X, entrar de graça em Y atrações, descolar ingressos para entrar de graça em N baladas… além de saber em primeira mão como evitar as maiores roubadas daquele destino.

8 ) os serviços não costumam se limitar a cama e café da manhã.

Lavanderia, correio, aluguel de bike, reserva de passeios, compra de passagens… Os albergues estão ai para facilitar a vida do turista. Você resolve todos os seus problemas ali mesmo, e pagando geralmente muito pouco por isso. Ou você prefere perder a tarde numa estação de trens confusa a pagar um euro pelo serviço? Até balança para pesar as malas (e evitar os excessos de bagagem no aeroporto) alguns deles têm. Água mineral de graça também.

9) a localização é, na maioria das vezes, imbatível.

Já prestei atenção. Os albergues estão sempre perto de alguma atração bacana. Ou em pontos estratégicos, como perto de estações e rodoviárias (quando isso é bom :-) ).

colorsmadri

Quarto do Chic&Basic Colors, pertinho do Paseo del Prado, em Madri

10) você pode deixar para definir todos os próximos passos ali mesmo.

O que não falta em albergue é gente afim de dar informação sobre os melhores lugares daquela região, os realmente imperdíveis, os que de fato valem a pena.

Nenhum comentário: