terça-feira, 20 de outubro de 2009

Os Twitters das cias aéreas

Fonte: Blog Radar das Cias aéreas

Para quem quer saber ou divulgar algo sobre alguma companhia aérea, acaba de surgir um novo site que acompanha os twitters de 150 companhias aéreas do mundo - inclusive as brasileiras TAM e Gol. Informando tanto o que as empresas noticiam sobre elas próprias em seus feeds, como as impressões que os passageiros têm sobre elas, o site australiano “airlines on twitter” nasce segundo os responsáveis com dois objetivos: gestão da reputação e promoções.

Há ainda uma lista dos 50 twitters de companhias aéreas mais seguidas. O interessante é que só nove delas têm mais de 10 mil seguidores. Sintomaticamente as duas primeiras são “low fare-low cost”. A campeã absoluta é a Jetblue, com mais de 1.200.000 leitores, seguida pela Soutwest Airlines com pouco menos da metade (644 mil). A seguir, bem menos freqüentadas, estão a United Airlines (34 mil), e a Virgin America (31 mil). Um truque de algumas companhias como a Air France é criar mais de uma conta de twitter, uma malandragem para aparecer várias vezes na lista das 150 seguidas.

O site promete novidades, como comparações entre companhias aéreas, análise das mídias sociais das empresas, relatórios etc. Enfim, acabou a paz das companhias aéreas. O site tem também um blog, uma relação de promoções recentes, e uma coluna para pesquisa por companhia aérea.

Finalmente, para horror das empresas, há uma seção chamada reputação - que mostra o que as pessoas andam falando a respeito de cada companhia aérea.

Nenhum comentário: