sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Brasil na mala

Li esse post em um dos blogs de viagem que acompanho, e achei interessante reproduzir por aqui:

Fonte: Blog Saia pelo mundo

Por Geórgia Barcellos

Deixei para o último capítulo da trilogia Presentes Para Estrangeiros o tema mais rico - ou dos mais ricos: música (leia aqui e aqui os dois anteriores).

Todo mundo pensa em levar CDs de música brasileira na mala – uma unanimidade bem inteligente, aliás. A questão é que as opções são tantas que, se vamos numa loja sem planejamento prévio, o risco de ficarmos perdidos é grande.

Mas não preocupe: este post está aqui para que seus nervos voltem para a profundidade da sua pele e para que você possa escolher os CDs sem fazer uma busca infinita pela internet e sem zanzar a esmo pelos corredores duma loja. Mas peraí, eu não sou nenhuma especialista em música brasileira, viu? Só gosto de ficar ligando os pontos de interesse, quase como a ferramenta da Amazon, para achar o CD que agrade à pessoa X. Mais ou menos assim:

Se vou para Nimes, no sul da França, hospedar-me na casa da Claire e do Jean Claude - que já vieram várias vezes ao Brasil, conhecem Tom, Chico, Gil, são cultos, estão na faixa dos 50+ e têm um piano no sótão (eu vi na foto), acho que levaria o seguinte kit: Ná Ozzetti e André Mehmari + As Bachianas Brasileiras, de Villa Lobos, com a OSESP.

Se, na mesma viagem, visito a Laetitia, minha melancólica amiga parisiense - que é arquiteta e já esteve várias vezes no Brasil - que começou a tocar numa banda de rock, provavelmente levarei um CD dos Mutantes e outro da Cássia Eller.

E assim podemos fazer suposições, projeções, indicações, advinhações.

Se você precisa presentear alguém que não tem contato com nossa música, chegue chegando, botando banca: Elis e Tom, O Grande Circo Místico (com Chico Buarque, Edu Lobo, Milton, Gal, Gil), alguma coletânea do Caetano e o Gil Acústico. Se quiser fazer um pout pourri econômico, leve um volume da coletânea Chill Brazil.

Se seu presenteado já foi picado pelo espírito brasileiro, na bagagem você pode levar João Gilberto Voz e Violão, o Brasileirinho, da Maria Bethânia, Lenine e um CD incrível do Tom Zé.

Se a pessoa ama o Rio, ou sonha em conhecê-lo: Universo ao Meu Redor da Marisa Monte (cuja capa abre esse post), aquele CD de baladinhas na van do Ed Motta , Paulinho da Viola (gosto tanto de todos que não sei indicar um) e uma coletânea do Jorge Ben(jor).

Se já passou tempo suficiente aqui para ser conquistada por São Paulo: Arnaldo Antunes Ao Vivo no Estúdio, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa.

Se acha que Minas é o lugar onde as coisas são: Milton Nascimento (Clube da Esquina + Nascimento), Skank e Pato Fu Acústico.

Se está estudando português e fica falando metade na língua dele, metade na nossa: Astrud Gilberto, Stan Getz e João Gilberto, Fina Estampa do Caetano Veloso e Cibelle.

Se é louco pela energia do carnaval: Gil (um CD que tenha a música Filhos de Gandi), Ivete Sangalo ao vivo e Daniela Mercury.

Se é absurdamente curioso e quer conhecer o Brasil através da sua música: Velha Guarda da Portela da Biscoito Fino, Pena Branca e Xavantinho, Antônio Nóbrega, Chico Buarque e/ou uma coletânea de música instrumental, que tem de Baden Powel a Marcos Suzano.

Se vai visitar um(a) performático(a): Ney Matogrosso e Cordel do Fogo Encantado. Nesse caso, vale a pena substituir o CD pelo DVD.

Se vocês forem um casal apaixonado e vale a pena inve$tir na relação: Cartola, coletânea do Caetano (primeira caixa e segunda caixa) e coletânea do Chico.

Se você não sabe nada dele: repita a sugestão da coletânea Chill Brazil.

Está em dúvida entre dois CDs? Leve o da embalagem mais bacana. Como muita gente baixa música pela internet, o diferencial do CD é ser palpável e trazer um pouco da identidade do país – pelo menos do seu design gráfico.

Última coisa: levar trocentos CDs não significa que você também não precise levar sua brazilian playlist para tocar nas festinhas nas quais você será o convidado especial, o exótico, o curioso, o sapo de fora, o contra todas as expectativas – enfim, você será um dos convidados. Levar essa mesma lista gravada no pen drive é uma opção para quem liga o computador na caixa de som.

Últimíssima coisa: esse post não tem a menor pretensão de ser uma amostra razoável da música brasileira. Escolhi esses músicos e CD´s baseando-me somente no meu gosto e no meu escasso repertório, só para dar umas idéias de presentinhos que façam bonito.

Geórgia Barcellos, que acabou de lembrar que esqueceu do Vinicius de Moraes.

Nenhum comentário: