quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Alugando uma bicicleta em Paris

Passear pelas ruas de Paris é sem dúvidas um experiência e tanto, imagina poder fazer isso de bicicleta por um preço bem justo.

Segue a dica do blog Conexão Paris

As fotos e o texto deste artigo são de autoria de Kátia Becho.

Andar de vèlib é uma das melhores formas de se conhecer Paris: fácil, rápido, barato e lúdico. Funcionando desde o verão de 2007, as vèlibs (união das palavras vèlo + liberté) caíram no gosto dos turistas e dos parisienses e provocaram o aumento das vendas de bicicletas comuns na cidade . Já são mais de 20.000 vèlibs e mais de 1.400 estações por toda Paris. A cada 300 metros, segundo a prefeitura, há uma estação.

As estações são tipo auto-serviço, ou seja, a pessoa chega e faz toda a operação de aluguel através de um totem computadorizado. É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética nem com dinheiro.
Há duas formas de se comprar o passe vèlib: para uso por 1 ou 7 dias e para uso o ano todo. A primeira hora é gratuita mesmo pra quem pagou o passe anual. A dica é trocar de bicicleta antes de vencer a primeira meia hora. Dessa forma, com um único pagamento de 1 euro, dá pra rodar o dia todo.

Como funciona o vèlib, passo a passo:

1. Vá até uma das mais de 1.400 estações de vèlib na Capital.

2. Primeiro, escolha uma bicicleta olhando a condição dos pneus, a corrente, os freios e dê uma giradinha no pedal pra ver se está tudo funcionando bem. Veja, também, se a luz correspondente a ela (na tranca) está verde. Se estiver vermelha, aquela bicicleta estará indisponível.

3. Dirija-se ao totem computadorizado. De um lado, há o mapa da região e a localização das estações mais próximas, além daquela que vc já está. Do outro lado do totem, há uma tela e um display de botões.

4. Escolha um dos 5 idiomas (francês, inglês, espanhol, alemão e italiano) e siga as instruções na tela, apertando os botões do display numérico pra interagir com a máquina.

5. Digite o número da bicicleta que vc escolheu.

6. Insira o cartão de crédito no momento solicitado.

7. Uma vez aceito o cartão, a máquina imprimirá um ticket.

8. Passe esse ticket sobre o leitor ao lado da bicicleta. Você ouvirá um ‘clic’, indicando que a bicicleta está liberada.

9. Puxe-a pra trás e pronto: divirta-se. E não se esqueça de trocar de bicicleta a cada 29 minutos, ou menos.

As vèlibs são bicicletas resistentes e possuem 3 marchas. Há, por toda a cidade, indicação no asfalto dizendo onde deve-se andar de bicicleta e onde deve-se atravessar a rua. Nos grandes boulevards e avenidas, geralmente a ciclovia é a mesma pista reservada aos ônibus. Os motoristas costumam ser gentis com os ciclistas, mas é bom tomar cuidado e sempre indicar com o braço antes de virar uma esquina. O ciclista deve evitar andar na contramão. Outro dia eu fiz isso e uma ‘tropa de choque’ de 3 policiais de bicicleta me cercaram. A policial feminina me encarou bem brava e falou dura que eu estava errada. Ela viu que eu era turista mas, se fosse uma local, pagaria uma multa na hora.

O site do Programa Vèlib tem opção do idioma em inglês ou espanhol:

www.en.velib.paris.fr

Nenhum comentário: