sexta-feira, 3 de julho de 2009

Barcelona: quando ir e o que levar na mala

Fonte: Blog Saia pelo mundo

Adriana Setti - 30/06/2009

"Atendendo a pedidos...

Primavera

A melhor época para ir a Barcelona é a primavera (o equivalente ao outono brasileiro, do fim de março ao fim de junho). Depois de um tenebroso inverno, as pessoas saem às ruas mais do que nunca, lotam as praias (mesmo que até o começo de junho a água ainda esteja fria demais para nadar) e as mesinhas nas calçadas e ficam mais alegres de uma hora pra outra. É como se – desculpem o clichê, mas é verdade – a cidade voltasse a florescer. A primavera é, também, uma das épocas do ano em que a cidade vai mais fundo em seu caráter boêmio. É quando rolam os festivais Primavera Sound e Sónar, e também a festa de San Juan, que comemora a entrada do verão, fechando a primavera com chave de ouro. Nesta época, os dias costumam ser quentes na medida certa (de 18 a 25 graus) – principalmente a partir de maio -- e as noites, fresquinhas (de 15 a 20 graus).

O que levar: Roupas leves para o dia (bermuda, camiseta regata e até um eventual biquíni) e um casaquinho light para a noite (ou um mais pesadinho se vier no começo da primavera, em março). Os mais friorentos não se arrependerão se levarem o casaquinho na bolsa mesmo de dia, para um ventinho frio que pode pintar aqui e ali. Aqueles cachecóis enormes de algodão que servem pra tudo são ótimos coringas e peça essencial no guarda-roupa dos locais. Para sair à noite basta uma calça jeans bonita, uma camisa ou blusinha bacana e um tênis All Star ou qualquer equivalente básico. Com exceção de restaurantes e bares mais formais (não muito comuns), você sempre estará bem em qualquer lugar com esses coringas simples e elegantes. Gosta de sair vestida para matar? Beleza, ninguém vai achar ruim. Mas desde já aviso que a mulherada aqui não costuma sair emperiquitada.

Outono

Em termos de temperatura, o outono (de setembro a dezembro) também é agradável, principalmente até o final de outubro. Portanto, também é uma época muito boa para visitar Barcelona. Mas, claro, depois de uma primavera agitadíssima e um longo verão, a cidade não está tão alegre quanto na primavera.

O que levar: O mesmo da primavera. Mas para o final de outubro em diante é bom providenciar um casaco mais sério.

Verão

O verão é a altíssima temporada e, obviamente, quando os termômetros atingem o ápice. A temperatura durante o dia gira em torno de 30 e poucos graus e, de vez em quando, pode chegar a quarenta. Apesar de ser diversão garantida pra quem quer cair na gandaia, na minha modesta opinião, é calor demais para passear. Nos meses de julho, e principalmente agosto (as férias do Hemisfério Norte), a cidade é invadida por uma enxurrada de turistas, o que joga os preços para o alto e faz com que seja imprescindível reservar hotéis, voos e etc com bastante antecedência. A menos que você esteja em busca de muito agito no meio de viajantes do mundo inteiro, acho que vale evitar agosto. Além de ser caro, quente e lotado demais, é quando os moradores saem de férias, deixando a cidade bem atípica. E, para piorar, muitos estabelecimentos (incluindo um bom numero de restaurantes bacanas) simplesmente fecham para férias, ignorando o mundo capitalista e deixando os turistas com a cara na porta.

O que levar: Se o povo aqui já se veste de maneira ultra informal no resto do ano, no verão vale tudo: micro shorts e micro saia, saia comprida, saia média, bata indiana, calça tailandesa, qualquer roupa que você usaria no Brasil, ou qualquer roupa que você NÃO usaria no Brasil. A regra (ou a falta de regra) é ser o mais colorido e original possível sem se preocupar com a opinião alheia – mesmo porque a opinião alheia não existe. Não se usa muito salto em Barcelona (salto é coisa de quem tem carro e aqui todo mundo anda a pé, de bici e de metrô), nem para sair à noite. Mas, como já disse, se você não abre mão do salto, ótimo, traga o seu tamanco de meio metro e seja feliz. O biquíni? Pode ser enorme, médio, fio dental ou simplesmente não existir. Tem de tudo e ninguém conta as celulites de ninguém (a exceção é a praia de Bogatell, a preferida dos brasileiros contadores de celulites).

Inverno

Se há um lugar da Europa onde o inverno (dezembro a fevereiro) pode ser considerado agradável, este lugar é Barcelona. Apesar de escurecer relativamente cedo – entre 4 e 5 da tarde dependendo da época --, o céu costuma estar azul, o que quebra aquele clima depressivo do verão europeu. No entanto, não se iluda. Faz frio. E nos piores momentos (que costumam rolar em janeiro e fevereiro), pode fazer zero grau ou até um pouco menos. Para piorar, nem todos os lugares, incluindo hotéis (e a casa desta blogueira), são equipados com calefação. Ou seja, você corre o risco de passar mais frio aqui do que em Moscou. Se vier no inverno, prefira o comecinho, em dezembro.

O que levar: Com uma malha de lã normalzinha, um bom casaco e complementos como luva, cachecol e gorrinho para os mais friorentos, o inverno de Barcelona está resolvido. Eu NUNCA usei meia calça de lã por baixo da calça ou sobretudo aqui. Mas não respondo pelos mais friorentos."

Nenhum comentário: