terça-feira, 2 de junho de 2009

Comprando uma excursão em Marrakech

Blog Saia pelo mundo - 21/05/2009


Quando reservei minha primeira excursão em Marrakech, depois de muito pesquisar e sondar em hotéis e nos caras que se dizem vendedores de excursões, resolvi comprar de um cara que fica num stand no terraço do Café Glacier, que é meio famosinho na praça Jeema-el-Fna. O cara era boa gente, não ficou dizendo bobagens ou baixarias como a maioria e ainda tinha um preço razoavelmente mais barato que todos os outros. Tivemos que deixar 40% do valor ali, na hora. Em cash, porque biboca nenhuma aceita cartão por aquelas bandas, infelizmente. Glup.


No dia seguinte, esperamos na recepção no horário combinado. A van atrasou um pouquinho; ixi, talvez nem venha, pensamos... Nada. Um carinha meio assim veio nos buscar na recepção dizendo apenas o nome do lugar para onde queriamos ir e nos mandando entrar numa van. Entramos, eu e minha irma, e tinha quatro indianos mudos nos olhando fixamente la dentro. Glup glup glup. Minha irmã pedia a Deus que nos enviasse um casalzinho, enquanto a van zanzava pela medina. Uns minutinhos depois, sobe na van um casalzinho. E outro. E depois outras duas moças. Ufa.


A verdade é que, tirando aquelas coisas malas de toda excursão – isso é extra, aquilo é extra, pára em loja, pára no restaurante que dá almoço grátis pro motorista etc – a excursão transcorreu perfeitamente. E os tais indianos, tadinhos, eram alguns dos caras mais cavalheiros e divertidos que já conheci nessa vida (maldito preconceito!) – nos divertimos horrores com eles e as duas moças belgas. E descobrimos que tinhamos pago mais barato, pelo mesmo passeio, que os outros passageiros, que compraram as excursões em seus hotéis.


Foi tão legal que ao chegarmos na praça no final do dia compramos outra excursão pro dia seguinte, no mesmo sujeito. E, no dia seguinte, nem estranhamos quando um sujeito esquisito apareceu na recepção do nosso hotel mandando a gente entrar numa van sem ninguem dentro...


Mari Campos testou e aprovou – ainda que com varias restrições – o curioso mundo das excursões independentes marroquinas

Nenhum comentário: