segunda-feira, 6 de abril de 2009

O jeito mais barato de usar celular no exterior

Essa é uma dica que vale a pena guardar no seu arquivo:

Fonte: Blog Viaje na viagem


Por Ricardo Freire:

Eu estava há mais de seis meses adiando um post que precisava fazer sobre uso de celular no exterior. Minha idéia era resumir a minha experiência de três meses comprando chips locais em vários países da Europa, e também nos Estados Unidos.

E por que eu estava adiando? Porque precisava fazer muita conta e fuçar em um monte de sites de operadoras estrangeiras.

As contas e a pesquisa eram necessárias porque a minha experiência teve altos e baixos. Em Portugal (chip Vodafone) e na Espanha (chip Happy Móvil, comprado numa loja multimarcas) me proporcionaram chamadas locais e internacionais baratíssimas. (O de Portugal permitia roaming; o da Espanha era um plano bem pra imigrante sul-americano, mas não funcionava em outro país. Fiquei com crédito e tudo.)

A partir de França, porém, achei que a concorrência era pequena e as tarifas, bem parecidas com aquelas dos cartões pré-pagos brasileiros. O crédito acabava rapidinho.

Minha conclusão era de que eu precisava ter dedicado mais tempo à pesquisa de planos, tarifas e operadoras. Ao mesmo tempo, achava o fim da picada perder tempo (o meu ou o seu) com essa coisa chatíssima, que nem no Brasil eu entendo direito (que dirá num outro mercado, em outra língua).

Até que, semana passada, finalmente fez-se a luz. Matt Gross, o Frugal Traveler do New York Times, publicou a sua receitinha de bolo para usar o celular no exterior, pagando pouco e sem transferir a conta para os que ficaram em casa.

E o segredo do Frugal Traveler não é fazer PhD em planos de telefonia celular local — e sim usar todos os recursos disponíveis do Skype. #comoéqueeunãopenseinissoantes?

O caminho das pedras é o seguinte:

1) Abra uma conta mensal no Skype. Com ela você vai poder ter seu número online, para onde qualquer pessoa pode ligar de telefone pagando uma ligação local. Esse serviço se chama SkypeIn.

2) Ao chegar no exterior, compre um chip pré-pago local. Não precisa encher de créditos, não.

3) Entre no Skype e configure sua conta para encaminhar as chamadas para o seu novo número no exterior. Olha que demais: todo mundo no Brasil vai poder ligar para você no exterior pagando uma ligação local. E você não vai gastar seus créditos em euro ou dólar (eventualmente, em alguns planos, você vai pagar uma merrequinha por receber a chamada internacional — mas nada que coma o seu saldo).

E para usar o seu celular para falar com o Brasil com pouco custo?

Bom, aí é preciso ter o hardware certo: você precisa comprar um celular tipo smartphone, que navegue na internet.

Daí você precisa estar num ambiente wi-fi e fazer suas ligações pelo Skype, usando a sua conta mensal.

Simples, não?

O post completo está aqui (clique, por favor).

Atualização: quando o F.T. publicou esse post, quinta passada, ainda não havia aplicativo do Skype para o iPhone. Mas agora já existe.

Nenhum comentário: