segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gripe suína: contra a paranóia, o melhor remédio é a informação

Por Ricardo Freire, blog Viaje na viagem

A anunciada pandemia de gripe suína é a primeira grande doença a ameaçar o mundo na era da banda larga. A penúltima ameça à saúde mundial, a gripe aviária, ocorreu em 2003/2004, antes da verdadeira massificação da internet — e bem mais longe dos Estados Unidos, que é o maior centro difusor de notícias.

Claro que existe a possibilidade de essa epidemia ser realmente para valer, ao contrário do Ébola, da gripe aviária ou mesmo da ameaça de cólera da década de 80 (que quase levou à falência os restaurantes japoneses de São Paulo, à toa). As medidas tomadas na Cidade do México não encontram precedentes nos outros surtos.

Mas existe também a possiblidade de estarmos vivendo mais uma histeria passageira.

Pelo sim, pelo não, recomendo que você acrescente ao seu mix de informações sobre a doença esta página aqui, do Centro de Prevenção de Doenças americano: http://wwwn.cdc.gov/travel/contentSwineFluMexico.aspx?s_cid=tw_epr_58. Até o momento (8h40 de segunda-feira, dia 27, pelo horário do leste dos EUA), o departamento não desrecomenda viagens ao México; apenas sugere precauções. A página é atualizada constantemente. No instante em que esta página recomendar que se evite viajar ao México, aí sim, a coisa vai estar feíssima.

Obviamente ninguém quer viajar para adoecer, e é natural que viagens sejam desmarcadas por conta da possibilidade, por mais ínfima que seja, de pegar essa gripe.

Acho inútil, porém, ficar conjecturando quais lugares fora do México possam estar mais imunes a uma eventual epidemia. Se a coisa for realmente incendiária, vai se espalhar rapidinho para todo lugar — incluindo este aqui onde estamos. Neste caso, vai ser melhor estarmos perto de um hospital onde se fale a nossa língua e seja aceito o nosso plano de saúde.

Em suma:

Se você está com muito medo da gripe suína, sugiro pôr a sua viagem em observação, de quarentena, até sabermos melhor sobre ela.

Mas se você quiser se sentir seguro para manter seus planos de viagem (inclusive ao México), sugiro contrabalançar as manchetes dos portais com visitas a páginas isentas de sensacionalismo, como esta dos gringos.

Nenhum comentário: