quarta-feira, 15 de abril de 2009

As estações ferroviárias de Paris


Fonte: Blog Conexão Paris

Paris possui seis estações ferroviárias. Da Gare du Nord parte o Eurostar para Londres. Da Gare Saint Lazare você pode ir à Versailles. A gare Montparnasse é o ponto de partida dos trens para Bordeaux e Marseille. Da Gare de Lyon pode-se ir a Marseille e a Nice. A Gare de l’Est é para quem quer ir a Strasbourg, Reims e Zurich. A Gare d’Austerlitz te leva para o vale do Loire: Tours e Orleans.

Fora de Paris existe a estação ferroviária do aeroporto Charles de Gaulle. Como estão vendo na foto ela se chama Aeroport CDG 2 TGV. Sem passar por Paris você pode ir diretamente a Nice, Bordeaux, Bruxelles, Strasbourg, Marseille e Eurodisney.

Em quase todas estas estações ferroviárias existe o serviço guarda-malas. Em algumas ele é automático em outras manual (um guichê onde você deposita sua mala ) e, às vezes, as estações lhes dão as duas opções.

Este serviço não está disponível na estação do aeroporto CDG e na estação Saint Lazare. Na primeira por questões de segurança e na segunda porque ela está em reforma.

Na gare de Lyon este serviço está no nível menos 1, extension Chalon, sortie Place Henri Fresnay.

Na Gare du Nord no nível menos 1, ao lado da locação de carros, saída táxi.

Na Gare Montparnasse no nível mais 1.

Na Gare Austerlitz o site não indica, ou seja, deve ser fácil achar.

Na Gare de l’Est nível menos 1, hall central diante dos toilettes.

Importante saber que viajar de trem com malas pesadas é difícil. Os trens são longos, os compartimentos para malas grandes afastado dos assentos, os roubos são frequentes, os corredores são estreitos para passar com malas e as paradas para desembarque duram apenas alguns minutos.

Por isto estas precisões e este conselho: embarque com malas leves e pequenas. Em cima do seu assento você terá o espaço para colocar uma mala do tamanho das malas aceitas nas cabines de avião.

www.gare-en-mouvement.com

Nenhum comentário: