terça-feira, 24 de março de 2009

Escolha de assento no avião

Continuando a série de posts a respeito da escolha do assento no avião:

Fonte: Blog Radar do viajante

Observe mais que apenas o preço do ticket – cuidado ao comprar uma passagem mais barata, pois ela pode não incluir uma série de benefícios importantes principalmente em vôos transatlânticos e de longa duração, como contar com sistema de entretenimento, tomada elétrica, e, claro, um lugar melhor.

Compare o tamanho e largura dos assentos – este fator varia muito entre companhias aéreas, mas algumas polegadas adicionais podem afetar muito o seu conforto e produtividade. Significar desde deixar de encostar o joelho na poltrona à sua frente até conseguir abrir a tampa do notebook. As configurações podem ser checadas no site.

Compare a disponibilidade de assentos – a maioria dos sites de reservas online permite avaliar os assentos disponíveis de um vôo. Com base nas informações oferecidas pelo seatguru, se as poltronas estiverem em vermelho, fuja delas.

Escolha um lugar na hora da reserva – quanto mais cedo você selecionar, melhor. Mesmo que não o assento que voce gostaria não esteja disponível no momento, faça outra opção só para garantir, e mais tarde tente trocar por um lugar melhor.

Se a seleção de assentos não estiver disponível online, ligue direto para a companhia aérea – o tempo é o fator mais importante neste caso. Se não conseguir o assento ideal, marque o que a companhia dispõe e em outro momento tente trocar por outro mais adequado.

Confirme o seu assento na semana do vôo – algumas vezes as companhias aéreas trocam de aeronave perto do dia da viagem, por fatores como ocupação ou manutenção. Quando isto acontece, os assentos pré-reservados se perdem e você descobrir que vai sentar em lugar bem diferente daquele que tão cuidadosamente selecionou. Por outro lado, as companhias aéreas costumam liberar lugares que estavam indisponíveis antes. Se você verificar mais de uma vez o seu vôo e aeronave, as chances de manter os lugares que quer e até conseguir coisa melhor aumentam significativamente.

Check-in online – muitas companhias aéreas só liberam as fileiras próximas à porta de emergência e as das primeiras fileiras das áreas que dividem os espaços do aviao no dia do vôo. Como se tornam disponíveis para todo o sistema, não é preciso chegar horas mais cedo no aeroporto para garantir estes lugares. Dá para fazer isto por telefone, e em alguns casos até fazer checkin da bagagem.

Fique de olho no portão de embarque, no momento dos upgrades – quando a primeira classe e business não lotam, os agentes costumam atender às solicitações de upgrade. Geralmente os passageiros que mudam para classes superiores são freqüentes ou pagaram tarifa cheia. Por ter status superior em programas de milhagem, deixam quase sempre assentos preferenciais na classe econômica. Se você solicitar com jeito o agente sobre a disponibilidade, pode ser que troque o assento para um destes melhores, liberados na última hora.

Procure obter níveis melhores nos programas de milhagem das companhias aéreas – os passageiros com maior status ganham várias regalias, como garantir com muita antecedência do vôo lugares na fila de emergência ou as mais espaçosas das primeiras fileiras que dividem os setores do avião. Pode valer a pena concentrar seus vôos em uma única empresa para obter condições como estas.

Nenhum comentário: