quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Experiência com o Couchsurfing

Para quem não conhece o couchsurfing é um site de relacionamento onde viajantes pelo mundo podem combinar hospedagem grátis. Ou você se candidata a hospedar, ou a ser hóspede, ou aos dois. A grande regra é que isso não pode ser cobrado, vai tudo na crença da troca de experiências. Muito a ver com intercâmbio cultural!

Eu já sou cadastrado no site a um bom tempo, mas pra falar a verdade até hoje não tinha pensado em usar os serviços do portal.

Nas últimas semanas venho mudando de idéia, principalmente porque já tive a oportunidade de ler vários depoimentos positivos escritos por profissionais ligados ao jornalismo turístico.

Segue o depoimento de Cecília Gontijo, que escreve em um dos blogs da Revista Viagem (editora Abril). Blog De Mochila

"Couchsurfing com a família White

De Mochila - 26/01/2009

A gente saiu de Airlie Beach em direção a Rockhampton na manhã do dia 20. Mandamos um recado ao casal White, que nos hospedaria lá, dizendo que ligaríamos quando estivéssemos chegando, por volta das cinco da tarde.

Chegamos à cidade pontualmente às cinco, mas ainda ficamos por 40 minutos rodando em busca de algum lugar de onde pudéssemos acessar a internet para pegar o número de telefone deles que, descobrimos na hora, tínhamos esquecido de anotar. Até que o próprio Sr. White ligou querendo notícias. Ele nos explicou como chegar à casa e lá fomos nós, em direção a nossa primeira experiência com o Couchsurfing.

Ele estava na porta nos esperando e nos acompanhou ao andar de cima, onde ficam os quartos. Lá, nos apontou dois quartos entre os quais nos dividiríamos. Ambos tinham sido de seus filhos - que já são adultos - antes de se casarem e se mudarem com os respectivos cônjuges, o que quer dizer que eram quartos confortáveis, acolhedores e bem no meio da casa.

Na primeira noite, o casal e a filha do meio, Hayley, que mora com o marido no térreo da casa dos pais, nos levaram ao topo de uma montanha para observarmos a cidade lá de cima. Quando retornamos, eles nos deram todas as dicas de que precisávamos para nossa ida a Keppel Island na manhã seguinte. Na noite seguinte, a Hayley ainda nos levou para tomar sorvete no que ela considera a melhor sorveteria do mundo – e que, de fato, faz sorvetes muito gostosos. A sra. White não mediu esforços para nos ajudar com o que precisamos, desde um curativo no meu pé machucado até a lavagem de quatro máquinas de roupa suja. Eles foram prestativos, simpáticos e interessados em nossa cultura, do começo ao fim de nossa visita, e nos trataram com imenso cuidado e carinho.

O casal White está aposentado e divide seus momentos entre viajar e receber viajantes na própria casa, uma alternativa inteligente e emocionante pra quem não quer ficar à toa depois de parar de trabalhar. Seus hóspedes foram mais de oitenta desde que começaram a participar do projeto em 2007 e eles disseram nunca terem tido problemas com qualquer couchsurfer. Agora, eles planejam uma visita à Europa, porque muitas das pessoas que hospedaram vinham de lá e eles estão ansiosos por revê-las.

Na nossa segunda e última noite na casa da família White, eu e as meninas resolvemos oferecer-lhes um jantar. Na falta da receita de uma feijoada e por já ser tarde da noite, ficamos com um estrogonofe de frango, com arroz e batata palha que, cá entre nós, estava delicioso.
A despedida na manhã seguinte foi comovente. Recebemos de presente uns coalas pequenininhos de pelúcia para prendermos nas mochilas e umas bandeirinhas da Austrália. Conversamos mais um pouco na porta, e nos despedimos, entre abraços, sinceros pedidos de “tomem cuidado” e desejos de “fiquem bem”.

Nossa primeira experiência como couchsurfers foi a melhor possível, mas a partida entristeceu. Portanto, se você estiver pensando em aderir ao projeto, esteja ciente: o Couchsurfing é bom, mas no final dá uma saudade..."

Nenhum comentário: