sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Pode-se beber água da torneira na França?

A resposta é imediata, pode sim.

A mídia francesa de tempos em tempos publica artigos sobre a qualidade das águas francesas. Tanto a água da torneira quanto as águas minerais. O resultado é invariável. A água de torneira é de boa qualidade, às vezes mais segura do que certas águas engarrafadas cujo teor disto ou daquilo é superior a norma estabelecida.

Eu sempre bebi água da torneira em Paris. Alguns acham que ela tem um gosto, para mim imperceptível. Compro águas minerais porque gosto de certas águas com gás, senão possuo o gesto automático de encher o copo na torneira da cozinha.
Nos restaurantes pode-se pedir água da torneira. Eles são obrigados a oferecerem aos clientes um jarro de água potável.

Quando os turistas querem pedir água de torneira, os garçons fingem uma falta de compreensão, numa artimanha para venderem água mineral. Por isto, para aqueles que não sabem, vou ensina-los a fazer o pedido. Digam une carrafe d’eau, s’il vous plaît. A carrafe d’eau quer dizer água de torneira. Em certos restaurantes, fica esquisito não pedir água mineral. Reconheço que é uma forma de snobismo, de respeito às convenções sociais. Mas não tenho coragem de pedir une carrafe d’eau nos bons restaurantes. Na minha brasserie da esquina, nos pequenos restaurantes, nos bistrots, peço sem problemas.

Fonte: Conexão Paris

Nenhum comentário: