segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Entrevista no consulado americano

Em Janeiro estarei nos EUA, por isso tive que solicitar a renovação do meu visto americano, que venceria antes da data da minha viagem.

Minha entrevista foi hoje pela manhã, em Recife (estou escrevendo no meio de um dos corredores do shopping Recife). Decidi descrever passo a passo do que aconteceu hoje pela manhã, principalmente para servir de referência para os leitores do blog que precisarão tirar ou renovar o visto americano. A última vez que estive no consulado foi em 2004, por isso vou aproveitar para fazer uma pequena comparação da situação atual com a que encontrei a quase 5 anos atrás.

A minha entrevista estava marcada para as 7:10 da manhã. Cheguei em frente ao consulado por volta das 7:00 e já havia uma fila enorme de espera, e o pior de tudo é que é preciso esperar do lado de fora, com uma sol de mais ou menos 50ºC (esse foi um ponto que não mudou). Durante a espera na fila uma funcionária do consulado dá as últimas intruções antes da entrada (check list do básico da documentação que você tem que estar em mãos), o melhor - a funcionária é símpatica (isso realmente é uma mudança considerável).

Consegui entrar no consulado as 8:00 (01 hora de fila e de muita transpiração no sol quente).

Mas daí começam as boas notícias, o novo consul parece que trouxe ares de educação para o espaço americano em Recife. Antes de entrar na sala de espera da entrevista agora há cadeiras para que os candidatos esperem sentados!! Ponto para os americanos.

Mas voltando ao passo a passo. Na entrada do consulado tive que apresentar o formulário DS 156 e a foto 5x7 (fundo branco e sem data). Ao entrar você enfrenta o segundo momento de espera, é preciso aguardar para ser chamado para o procedimento de triagem. Fui chamado as 10:00 (mais 2h de espera). Na triagem você apresenta o seu passaporte, mostra o recibo do pagamento da taxa do citi bank (se você ainda não tiver pago é possível pagar lá mesmo - a minha ficou em R$301,30), e apresenta os formulários consulares adicionais equivalentes ao seu tipo de visto, no meu caso o visto era B1/B2, tive que apresentar o DS157.

Após a triagem você volta para a sala de espera ainda fora do ambiente onde são feitas as entrevistas, agora é preciso esperar para a coleta dos seus dados biométricos (impressões digitais). Tive sorte, a coleta dos meus dados biométricos foi feita no momento da minha triagem, por isso economizei algumas dezenas de minutos.

Agora chega o último momento de espera, depois da triagem e da coleta das impressões digitais é preciso aguardar para ser chamado a entrevista.

Fui chamado para a entrevista as 11:50 (1:50h de espera pós triagem). A entrevista foi bem tranquila, principalmente porque tinha todos os documentos necessários para provar as razões da minha renovação.

Durante a entrevista o funcionário do consulado já informa se o seu visto foi aprovado ou não, sendo aprovado você segue ao caixa para pagar a taxa de reciprocidade, essa taxa varia de acordo com a categoria do visto, no meu caso foram US$60,00.

Depois do pagamento da taxa você se dirige a um funcionário dos Correios, nesse momento preenche o envelope do Sedex para o envio do seu passaporte. A encomenda Recife - Natal (minha cidade) custou R$17,00.

No total foram 4:50h de espera, ou seja, a agilidade ainda não é o forte dos americanos, mas fiquei muito bem impressionado com o tratamento que agora dão aos candidatos, o clima ainda é tenso mas há o mínimo de educação no relacionamento interno.

Espero ter ajudado com a descrição.

Se tiver alguma dúvida em relação aos procedimentos com visto acessa o site www.infovistos.com.br

Agora que tenho o visto americano renovado poderei escrever novidades sobre os EUA em breve!! Aguardem...

Nenhum comentário: