quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Jet Lag

O Jet lag é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. O organismo de está acostumado com o tempo de rotação da Terra, por isso quando há mudança de meridiano pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag.

Acredita-se que a condição é o resultado do rompimento do ciclo " luz / escuridão ". Pode ser provocado por fatores ambientais.

O Jet Lag ocorre como conseqüência de viagem através de vários fusos horários, o que se tornou comum com as viagens a jato - daí o nome em Inglês (Jet, jato; Lag, diferença de horário).

Causa

Quando uma pessoa viaja entre vários fusos horários, o relógio biológico não fica de acordo com o horário do destino, pois o ritmo dia/noite é mudado, como por exemplo as horas de refeição, de repouso e regulação hormonal já não correspondem ao ambiente. Desde o momento da chegada no destino e adaptação ao horário local, a pessoa está sofrendo um jet lag.

A rapidez em que o corpo se ajusta ao novo horário varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas demoram muitos dias para se adaptar ao novo horário, outras demoram poucas horas para fazê-lo. Não é considerado jet-lag viajar por apenas uma ou duas zonas de fuso horário.

A condição não é baseada no tamanho do vôo, mas pela distância transmeridiana viajada (leste-oeste). Um vôo entre Frankfurt e Johanesburgo está marcado na mesma zona de fuso horário, não causa jet lag, enquanto um vôo entre New York e Los Angeles pode causar. Também há Linha Internacional de Data não pode ser cogitada como contribunte para o jet-lag, uma vez que o máximo possível é de + ou -12 horas de diferença. Uma diferença horária de 20 horas causa apenas 4 horas de jet-lag. Porém, paradas podem complicar esta aritmética.

Todos sentem os efeitos do jet lag?

Sim. No entanto, há pessoas mais susce-tíveis, como quem tem mais de 60 anos. Entre os sintomas estão dor de cabeça, irritabilidade, fadiga, insônia.

O que posso fazer durante o vôo para amenizar esses sintomas?

Tente habituar-se o mais rápido possível aos horários locais. Ainda no avião ajuste o relógio de acordo com a hora do destino e procure fazer as refeições por ele – e não apenas quando sentir fome. Tenha algo para beliscar, assim se evita ficar em jejum por muito tempo, o que acentua os sintomas. Na medida do possível, tente também sincronizar seu horário. Se for para um lugar onde é preciso adiantar os ponteiros, procure não dormir muito no avião. Isso ajuda diminuir o risco de insônia.

Lembre-se de que, dependendo da diferença de fuso, enquanto é noite lá ainda é fim de tarde para seu relógio biológico. Se for necessário atrasar os ponteiros, é preciso estar com energia em estoque, pois o dia será mais longo. Para dormir bem no avião, facilita ter alguns acessórios como tapa-olhos, pescoceira (o modelo inflável é melhor, pois você ajusta na altura ideal para seu conforto) e tapa-ouvidos.

E depois do vôo?

Nos primeiros dias em um novo lugar tente se expor mais à luz solar. Ela vai dar ao seu cérebro a noção certa sobre os períodos do dia – e isso ajuda a regular o sono.

Quanto dura a sensação de jet lag?Os sintomas manifestam-se até 24 horas depois do desembarque e, calculase, duram em média um dia para cada dois fusos cruzados.

Fontes

Wikipedia
Revista Viagem (editora Abril)

Nenhum comentário: