quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Possíveis mudanças no visto americano

Ótimas notícias para quem se interessa em visitar os EUA. As informações ainda não são oficiais, mas tudo indica que ocorrerão mundaças no visto americano para brasileiros.

Confiram a matéria retirada do site da revista Veja, editora Abril:

Visto para os EUA pode valer de 10 anos

O governo dos Estados Unidos está em negociações com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil para que a validade dos vistos de turismo e de negócios passem a durar 10 anos em vez de 5, como é atualmente. A medida pode começar a valer em 2009.

O visto de 10 anos foi suspenso em 2000, segundo a Embaixada dos Estados Unidos, porque o governo brasileiro encurtou o prazo de validade para americanos. De acordo com o embaixador dos EUA, Clifford Sobel, já foi feito um "acordo verbal" com o governo brasileiro para adotar a mudança, caso se retire a taxa hoje cobrada para vistos de negócios para os americanos. A esse visto de negócios americano, será agregado o de turista. "É uma meta ainda, não um acordo fechado. Mas nosso compromisso é real", diz Sobel.

Além disso, a embaixada dos EUA está fazendo um mutirão para reduzir o tempo de espera dos brasileiros para a obtenção de visto. Desde o dia 15 de setembro, 11 novos funcionários estão trabalhando apenas neste serviço. Até o fim de 2009, o governo americano pretende enviar 13 diplomatas permanentes para o Brasil.

Outras medidas também foram adotadas para facilitar a vida dos brasileiros. Não há mais a obrigatoriedade de alguém que mora em Porto Alegre, por exemplo, fazer visto em São Paulo. Agora, o interessado verifica no site da embaixada qual posto consular tem a fila menor e pode agendar sua entrevista em qualquer um. Em alguns meses, a embaixada também pretende permitir o pagamento da taxa de obtenção do visto, de 131 dólares, por meio do site.Em 2008, até agora, os consulados americanos agendaram 687.000 entrevistas de vistos. A cada ano, 90% de todas as entrevistas se transformam em vistos concedidos. Nos últimos três anos, o número de vistos no Brasil passou de 165.300 em 2004 para 426.200, em 2007.

Na página http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR, o interessado pode verificar qual o período de espera para agendamento de entrevista e outras informações. Sugere-se procurar o consulado pelo menos três meses antes da viagem.

Nenhum comentário: