segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Isso é que é proposta para Natal

Em mais uma de minhas viagens por alguns blogs encontrei um post que vale a pena ser colocado aqui.

Apesar da Cia do intercâmbio não trabalhar diretamente com o recebimento de estudantes e turistas em Natal, nos preocupamos com a situação do turismo na cidade. Natal é sem dúvidas um dos lugares mais bonitos que conheci no mundo, e como tal merece uma administração a altura.

Quem mora ou visita a cidade do sol já deve ter se perguntado porque nenhuma atitude já foi tomada em relação a situação da principal praia da cidade: ponta negra.

Em tempos definição da nova administração municipal segue um exemplo de iniciativa a ser seguido e apoiado:


"Nenhuma capital do Nordeste fez tanto sucesso com o turismo estrangeiro quanto Natal. Enquanto o real estava baixo -- ou pelo menos enquanto os operadores e hoteleiros ainda tinham fôlego para arcar com a valorização da nossa moeda na era Lula -- Natal (e Pipa) eram um mar de gringos. Em 2005, na Expedição Pé-na-areia original, Ponta Negra era uma praia mezzo italiana, demi escandinava.

Hoje o Rio Grande do Norte precisa se adaptar ao fim dos charters e à escassez de branquelos -- e ainda administrar uma das heranças da farra dos charters: o turismo sexual.

Em vez de ficar apenas reclamando, um grupo de empresários do bairro de Ponta Negra, liderados pelo bravo (e afável) Eduardo Bagnoli, do hotel Manary, está apresentando belas propostas de revitalização para o turismo da cidade.

Eduardo, que é geólogo e ambientalista, e esteve à frente do movimento que interditou o Morro do Careca à visitação (e, com isso, salvou o cartão-postal de Natal), fez agora um belo projeto para a implantação de um mirante à direita do morro (como na ilustração do alto deste post).

As escadarias (e o mirante) ficariam escondidas na mata, sem mudar a vista dos que contemplam o morro. Antes de subir, os visitantes passariam por um centro de acolhimento onde haveria uma sessãozinha dinâmica explicando as implicações ecológicas da situação de Natal -- uma cidade construída no meio de dunas.


Outra bela idéia do grupo de Ponta Negra é habilitar uma prainha escondida em terreno da Aeronáutica -- a praia do Alagamar, do lado esquerdo (sul) do Morro do Careca -- como a primeira praia naturista do Rio Grande do Norte.

A praia teria vestiários e fiscalização ambiental rigorosa, já que está em área de preservação. O transporte entre o canto direito de Ponta Negra e os vestiários da praia seria feito por jangadeiros da região -- que hoje têm cada vez mais dificuldade para pescar.

O grupo também sugere uma estrada ligando o aeroporto à Rota do Sol, fazendo com que o turista entre em Natal por Ponta Negra, e dali vá à Via Costeira, sem precisar enfrentar os engarrafamentos do centro.

E por fim recomenda transformar a ruazinha beira-mar de Ponta Negra numa rua de pedestres, emendando com o calçadão."

Palmas para os organizadores do projeto! São inciativas como essas que precisamos para compor os projetos e planejamento da cidade!

Referência: Viaje na viagem, blog do prestigiado Ricardo Freire.

Nenhum comentário: